Saúde e Bem-estar

Material informativo chama atenção para a importância da doação de sangue

A data de 14 de junho é considerada o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o sexto mês do ano é dedicado à conscientização sobre a questão. Nas unidades municipais de saúde de Santa Cruz do Sul, o assunto está sendo abordado com os pacientes.

Para o Junho Vermelho, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Pinheiral foi a responsável por desenvolver um material informativo que será distribuído em todas as unidades municipais. Um folheto com orientações básicas sobre o tema foi produzido e está sendo entregue aos frequentadores do estabelecimento e também durante visitas domiciliares.

LEIA TAMBÉM: Campanhas do Hemovida têm boa colaboração da comunidade santa-cruzense

Publicidade

Conforme a enfermeira da ESF Pinheiral, Julia Fernanda Moraes, o objetivo principal da ação é enfatizar a importância da doação de sangue. “É um tema pouco falado e trabalhado nas unidades de saúde, e muitas pessoas possuem receio de ser um doador devido à falta de informação, ao medo e a dúvidas”, considera.

LEIA TAMBÉM: Campanha reforça incentivo para doações de sangue

A enfermeira espera que a ação contribua para levar mais esclarecimentos sobre o assunto aos pacientes, aumentando o número de pessoas interessadas em se tornar um doador de sangue. Em Santa Cruz do Sul, as doações podem ser feitas no Banco de Sangue Hemovida, no Hospital Santa Cruz (Rua Fernando Abbot, 174, fone 51 3056-2103), de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h, ou também no primeiro sábado de cada mês, no mesmo horário.

Publicidade

Pré-requisitos para doar sangue:

  • Ter entre 16 e 69 anos
  • Pesar no mínimo 50 quilos
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas
  • Estar alimentado
  • Ter boa saúde e não estar com quadro infeccioso

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.