Categories: Polícia

Matéria do Portal Gaz com fotografia de homem morto no Belvedere é montagem

Circula nas redes sociais a imagem de uma suposta matéria veiculada pelo Portal Gaz, na manhã desta quinta-feira, 6, que identifica, por meio de uma fotografia, a vítima de um homicídio ocorrido nesta madrugada no Bairro Belvedere, em Santa Cruz do Sul. A imagem, no entanto, é FALSA. Trata-se de uma montagem feita a partir do conteúdo efetivamente publicado, mas com inserção de uma fotografia não publicada pelo Portal Gaz.

O Portal Gaz, com informações oficiais da Brigada Militar de Santa Cruz, divulgou a matéria nesta manhã, às 9h48, sem fotografia. No texto, está claro que a identidade da vítima não foi divulgada de forma oficial, nem mesmo a precisão da idade do homem.

LEIA MAIS: Homem é encontrado morto no Bairro Belvedere

Publicidade

A prova de que a reportagem não removeu a suposta foto nem adulterou a matéria está no horário em que foi publicada, às 9h48, sem quaisquer edições ou atualizações posteriores. Caso a foto tivesse sido publicada e depois excluída, o sistema de publicações do Portal automaticamente identificaria o horário da última atualização ao lado do horário em que a matéria entrou no ar.

Da mesma forma, o padrão de tamanho de fotografia utilizado pelo Portal não condiz com o padrão da foto que ilustra a matéria falsa.

Veja abaixo o comparativo de uma matéria do Portal Gaz atualizada e outra não. Repare no horário, acima do título:

Publicidade

Matéria publicada às 9h48, sem edições. A fotografia que consta na montagem falsa que circula nas redes sociais foi inserida no lugar do anúncio que aparece acima.
Matéria publicada às 21h06 e atualizada às 23h47

A Gazeta Grupo de Comunicações reafirma o compromisso com a verdade na divulgação dos fatos e a credibilidade de conteúdo com a comunidade santa-cruzense e região. A Gazeta não publica fotografias de vítimas de homicídios sem a devida permissão das fontes policiais nem sem o prévio conhecimento da família. O Grupo pede atenção à disseminação de notícias falsas, sobretudo as que circulam em redes sociais. Analise, pesquise. Na dúvida, não compartilhe.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.