Educação

Matemática como matéria mais fácil e apoio dos pais: jovens avaliam segunda etapa do Enem

O clima era chuvoso fora, mas dentro das salas de aula da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) o ambiente era de concentração e foco na realização da última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O local onde ocorreu a aplicação do exame em Santa Cruz apresentou grande movimento, especialmente perto das 18h30 desse domingo, 12, quando encerrou-se o prazo para conclusão da prova. 

LEIA TAMBÉM: Última etapa de provas do Enem registra grande movimento em Santa Cruz

Na última etapa do exame, os estudantes precisaram resolver 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. Agora, os candidatos só poderão consultar as respostas oficiais das duas etapas no dia 24 de novembro, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na seção Provas e Gabaritos. Os resultados oficiais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024.

Publicidade

Na saída do bloco 53 da Unisc estava Millene Silveira, de 20 anos. Natural de Rio Pardo, a candidata achou a prova interessante. “A parte de Matemática estava fácil, pensei que fosse me complicar mais”, disse. Sobre a área de Ciências da Natureza, Millene considerou equilibrada. “Esperava que fosse mais difícil, mas como estudei o ano inteiro, consegui resolver todas as questões”, comentou. A estudante contou que quer o curso de Medicina na Universidade Federal de Rio Grande (Furg), onde mora atualmente. 

Millene Silveira fez o exame em busca da aprovação em Medicina

Na saída dos locais de prova, muitos candidatos estavam conferindo as questões com amigos e pessoas conhecidas. Pessoas como o casal Victor Hugo Neis, de 18 anos, e Charlie Pignataro, 16, que se encontrou após a realização do exame. Os moradores de Santa Cruz do Sul concordaram que a parte mais fácil foi a de Matemática. “Foi o conteúdo que eu mais estudei e foquei desde o início do ano, por isso achei mais fácil”, avaliou Victor.

Charlie e Victor concordaram que a área de Matemática foi a mais fácil da prova desse domingo

Apesar de ter ficado em dúvida com algumas questões na seção de Ciências da Natureza, o estudante do 3º ano do Ensino Médio acredita que se saiu bem. “Me preparei e desejo passar em Engenharia Civil, em qualquer universidade”, ressaltou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Veja o que disseram os estudantes de Santa Cruz e região sobre o Enem 2023

Já Charlie fez a prova como treineira, pois ela está no segundo ano do Ensino Médio. “A parte de Matemática foi a que mais consegui fazer, mas as demais questões achei difíceis”, comentou. Apesar de estar em dúvida sobre qual graduação escolher, Charlie conta que Design Gráfico está entre suas opções. “Ainda estou pensando.” 

Pais dão apoio importante no dia do exame

Mesmo com a chuva que caía sobre Santa Cruz do Sul nesse domingo, era possível ver pais, responsáveis ou acompanhantes esperando os candidatos embaixo das proteções dos prédios da Unisc ou dentro de carros. O morador de Vera Cruz Neuri Pedro Putzke, de 49 anos, esperava a filha, Mariana Putzke, de 16 anos, finalizar a prova para levá-la para casa. Segundo Neuri, ela estava realizando a prova como treineira.

Publicidade

Neuri Putzke estava na espera da filha Mariana, na Unisc

“Mariana está no segundo ano do Ensino Médio, mas queria ter uma ideia de como é o Enem”, afirmou.
Ainda de acordo com ele, a filha não sabe qual curso de graduação vai escolher para o futuro. “Ela está sondando as possibilidades, pesquisando o que será melhor para a vida dela. Mas estamos tranquilos, porque temos um ano pela frente”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM: Estudantes na expectativa pela prova do Enem; veja informações importantes

Apesar das incertezas, o apoio nunca faltará, salientou Neuri. “Eu trouxe ela e agora vim buscar, mesmo cansado do trabalho. E ela não sai até o último minuto, é dedicada”, comentou com orgulho sobre a filha. 

Publicidade

Abstenção chegou a 32% no País

Conforme o balanço preliminar divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Inep, o segundo dia de aplicação do Enem registrou uma abstenção de 32% dos candidatos. O índice foi maior do que no primeiro dia do exame, quando a marca ficou em 28%.

Os dados definitivos serão divulgados em 16 de janeiro de 2024, de acordo com texto publicado pelo Inep. No ano passado, a ausência dos candidatos chegou a 28,3% no primeiro dia do exame e 32% no segundo. 

Ainda conforme a publicação do instituto, o prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 13 a 17 de novembro. Quem tiver sido prejudicado por problemas logísticos ou acometido por doenças infectocontagiosas, pode pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.