Um jovem de 19 anos, conhecido no submundo do crime pelo apelido de Brisa e considerado de alta periculosidade, foi capturado em Porto Alegre na manhã desta quarta-feira, 9, pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Ele é acusado de ser um dos autores de um assalto que aconteceu no dia 24 de agosto, no Bairro Dona Carlota, em Santa Cruz do Sul.
LEIA MAIS: Ladrões sabiam que dona de mercado assaltado guardava dinheiro em esconderijo
Conforme a Polícia Civil, o jovem é conhecido como um dos principais matadores da facção Os Manos e recebia ordem de lideranças do grupo criminoso para matar em Santa Cruz do Sul e cidades de outras regiões do Estado. Era usado especificamente para cobranças, executando pessoas que tinham dívidas com a organização criminosa voltada ao narcotráfico e homicídios.
Publicidade
Na manhã de 24 de agosto, dois homens armados se aproximaram de um mercado localizado nas proximidades de uma escola, na Rua Victor Frederico Baumhardt. Um dos assaltantes ordenou que uma senhora, dona do local, subisse em um armário onde ela, supostamente, guardava grande quantidade de dinheiro. A informação previamente obtida pelos ladrões foi confirmada pela mulher. Porém, ela disse que já havia retirado o valor do esconderijo na noite anterior.
LEIA MAIS: Foragido da Fase e matador de facção, jovem preso também é suspeito de assalto
O assaltante, então, disparou uma vez para o teto do mercado e outra na direção da mulher, sem atingi-la. Posteriormente, roubou R$ 300,00 do caixa e desferiu uma série de coronhadas na cabeça da proprietária. Antes de fugir, ele ainda a derrubou na porta do mercado. Conforme os agentes da Draco, Brisa teria sido o autor da agressão à vítima, enquanto um comparsa, também já identificado, pilotava a moto usada no crime.
Publicidade
O jovem de 19 anos havia sido preso em 12 de setembro pela 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP). Chegou a ser conduzido à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) de Porto Alegre, de onde tinha foragido pois cumpria detenção por um assassinato ocorrido em 16 de abril de 2020, no Bairro Avenida. Ao longo dos últimos dois meses, os agentes da Draco coletaram evidências da participação do criminoso no assalto em 24 de agosto.
LEIA TAMBÉM: Após perseguição, matador de facção é preso pela Polícia Civil em Santa Cruz
Diante disso, o delegado Marcelo Chiara Teixeira representou pela prisão preventiva de Brisa, que foi deferida pelo Poder Judiciário. Agora, ele foi conduzido para o Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Ele vai responder por lesão corporal, disparo de arma de fogo e roubo duplamente majorado. As majorantes – dispositivos que podem ampliar a pena – foram elencadas pelo emprego de arma de fogo e concurso de agentes.
Publicidade
“A vítima foi durante agredida pelo assaltante. Ela ficou bastante machucada e a violência dessa ação demonstra periculosidade e embasou o pedido de prisão preventiva e o parecer favorável do Ministério Público e Poder Judiciário, que entenderam por bem decretar o recolhimento e retirar esse indivíduo de circulação”, comentou o delegado Marcelo Chiara Teixeira. Na época do fato, a Brigada Militar recuperou a motocicleta usada no crime.
LEIA TAMBÉM: Suspeito de envolvimento em assalto na manhã desta quarta presta esclarecimentos na delegacia
“No decorrer das investigações, nossa equipe identificou esse indivíduo que ingressou armado no mercado, de 19 anos, mas também um outro homem, de 25 anos, que tem antecedentes por porte ilegal de arma de fogo e receptação, e que forneceu a motocicleta para o cometimento do crime. Este também foi indiciado pela participação no mesmo delito”, explicou o delegado Chiara. Os nomes dos dois acusados não foram revelados pelas autoridades policiais.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.