Oito seleções e um único objetivo: ser campeão continental. Inicia na noite desta quarta-feira, 24, a fase de mata-mata da Copa América 2015, com o confronto entre Chile e Uruguai, no Estádio Nacional, em Santiago. Além deste jogo, outras três partidas vão agitar a competição entre seleções mais antiga do mundo nos próximos dias. O campeão garante vaga na próxima Copa das Confederações, que será disputada em 2017, na Rússia.
Dos oito países que ainda sonham com o título da Copa América, sete já venceram a competição. Curiosamente, apenas o Chile, país-sede da edição deste ano, jamais levantou o caneco do torneio. Atual campeão, o Uruguai foi o vencedor da última edição, em 2011, e corre atrás da sua 16ª taça. A equipe de esportes do Portal Gaz traz um resumo especial das quatro partidas e relembra a campanha de cada uma das seleções dna competição.
CHILE x URUGUAI
Local: Estádio Nacional, em Santiago
Data: Quarta-feira, 24
Horário: 20h30 (de Brasília)
Na primeira fase: Chile líder do Grupo A, com 7 pontos (duas vitórias e um empate); Uruguai terceiro colocado do Grupo B, com 4 pontos (uma vitória, um empate e uma derrota)
Publicidade
Aránguiz vem fazendo boa Copa América e já marcou duas vezes na competição
Foto: Reprodução
Um duelo entre os donos da casa e o atual campeão da Copa América. Chile e Uruguai tem tudo para fazer uma grande partida no Estádio Nacional. Líder do Grupo A, La Roja mostrou força jogando com o apoio da torcida, conseguindo uma vitória difícil sobre o Equador por 2 a 0 e uma goleada contra a Bolívia, 5 a 0, na melhor atuação de uma Seleção na competição. Para despachar o Uruguai e ir em busca do primeiro título, o Chile conta com o talento do atacante Alexis Sánchez e do meia Arthuro Vidal, além do colorado Charles Aránguiz.
Do outro lado, porém, há uma camisa “de entortar varal”. A Celeste é a maior campeã da Copa América, com 15 títulos, e quer manter sua soberania na competição. A esperança da torcida charrua é o atacante Edinson Cavani, que ainda não mostrou a que veio no torneio. O ex-gremista Cebolla Rodríguez, autor do gol da vitória sobre a Jamaica, pode ser a surpresa uruguaia, assim como o jovem atacante Diego Rolán, que atua no futebol francês.
Publicidade
BOLÍVIA x PERU
Local: Estádio Germán Becker, em Temuco
Data: Quinta-feira, 25
Horário: 20h30 (de Brasília)
Na primeira fase: Bolívia vice-líder do Grupo A, com 4 pontos (uma vitória, um empate e uma derrota); Peru vice-líder do Grupo C, com 4 pontos (uma vitória, um empate e uma derrota)
Bolívia voltou a vencer uma partida na Copa América após 18 anos
Foto: Divulgação/Conmebol
Quando a tabela da Copa América foi desenhada, poucos imaginavam que Bolívia e Peru se classificariam para o mata-mata da competição. Pois as duas seleções não só avançaram de fase como também irão protagonizar um dos quatro jogos das quartas de final. Apesar de sofrer a maior goleada da competição (5 a 0 para o Chile), a Bolívia fez bonito, voltando a vencer uma partida na Copa após 18 anos, com os 3 a 2 sobre o Equador. O atacante Marcelo Moreno, ex-Grêmio, é o principal destaque da equipe, que já venceu o torneio, em 1963.
Publicidade
Já o Peru, bicampeão da Copa América (1939 e 1975), conta com os gols de Paolo Guerrero, agora no Flamengo, para avançar às semifinais pela segunda vez consecutiva. O veterano Claudio Pizarro, com passagens por Bayern de Munique e Chelsea, é outro que pode fazer a diferença para os peruanos.
ARGENTINA x COLÔMBIA
Local: Estádio Sausalito, em Viña del Mar
Data: Sexta-feira, 26
Horário: 20h30 (de Brasília)
Na primeira fase: Argentina líder do Grupo B, com 7 pontos (duas vitórias e um empate); Colômbia terceira colocada do Grupo C, com 4 pontos (uma vitória, um empate e uma derrota)
Gonzalo Higuain marcou o gol da vitória da Argentina sobre a Jamaica
Foto: Divulgação/Conmebol
Publicidade
Segunda maior campeã da Copa América, com 14 títulos, a Argentina é considerada pelos especialistas a grande favorita da competição. Mas ainda não demonstrou um futebol que justifique esse posto. Para quebrar o longo jejum de 22 anos sem conquistas, a Albiceleste deposita as esperanças em Lionel Messi, que faz uma competição discreta até o momento. Mas se ele não resolver, ainda há uma legião de grandes jogadores: Ángel Di María, Sergio Agüero, Carlitos Tevez, Gonzalo Higuain. Todos podem decidir um jogo a favor da Argentina.
Campeã em 2001, a Colômbia também mostrou pouco na Copa América. Apesar da vitória sobre o Brasil na fase de grupos, La Tricolor quase foi eliminada precocemente, perdendo um jogo contra a frágil Venezuela e empatando sem gols com o Peru. O meia James Rodríguez, artilheiro da última Copa do Mundo, é quem pode desequilibrar a favor da Colômbia. Promessa de jogão em Viña del Mar.
BRASIL x PARAGUAI
Local: Estádio Municipal, em Concepción
Data: Sábado, 27
Horário: 18h30 (de Brasília)
Na primeira fase: Brasil líder do Grupo C, com 6 pontos (duas vitórias e uma derrota); Paraguai vice-líder do Grupo B, com 5 pontos (uma vitória e dois empates)
Publicidade
O zagueiro Thiago Silva é um dos destaques do Brasil na Copa América
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Existe vida sem Neymar. É com esse pensamento que o Brasil vai para a disputa do mata-mata da Copa América. O craque, punido com quatro jogos de suspensão após se envolver em confusão na derrota contra a Colômbia, deixou a concentração. A decisão parece ser acertada, pois na Copa do Mundo, após a lesão do atacante, instalou-se um clima de velório nos vestiários da Seleção, que acabou sendo eliminada pela Alemanha no histórico 7 a 1. Sem ele, cabe a William, Roberto Firmino, Philippe Coutinho, Robinho e Thiago Silva a missão de carregar o Brasil rumo ao nono título do torneio.
Vice-campeão em 2011, o Paraguai quer apagar o vexame das últimas eliminatórias sul-americanas, quando terminou na lanterna e ficou sem vaga na Copa do Mundo. Os paraguaios deram trabalho para Argentina e Uruguai na fase de grupos e prometem parar o Brasil mais uma vez: para quem não se lembra, na edição passada, o Paraguai despachou a Seleção Canarinho nos pênaltis, justamente nas quartas de final. Na ocasião, Elano e André Santos isolaram suas cobranças e viraram motivo de piada no país. Será a revanche brasileira ou mais uma classificação histórica para os vizinhos?