Aprender um ofício diferente, adquirir novas habilidades e desenvolver as técnicas corretas para chegar a um resultado de excelência. Esses são os pontos de partida das oficinas de gastronomia que, a partir desta quarta-feira, 20, serão oferecidas dentro do projeto Master Chef Social, iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), em parceria com o Senac. O propósito é capacitar jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social para uma alternativa de geração de renda e inclusão no mercado de trabalho.
Contudo, o Master Chef Social promete ir muito além do aprendizado de técnicas específicas de preparo culinário e impactar diretamente na autoestima dos participantes e na qualidade de vida das famílias. “Oportunizar qualificação para quem precisa é também valorizar o ser humano, acreditar no seu potencial. Todos temos talentos e habilidades e muitas vezes tudo o que precisamos é de uma oportunidade para desenvolver e mostrar tudo isso”, disse a prefeita Helena Hermany, que participou do ato de lançamento do projeto na manhã desta terça-feira, 19, nas dependências do Senac.
LEIA MAIS: Santa Cruz recebe família de refugiados afegãos
Publicidade
De abril a outubro serão oferecidas cinco oficinas diferentes, cada uma com carga horária de 12 horas, para as famílias residentes nas áreas de abrangência dos Cras Central, Beatriz e Integrar. São elas: Marmitex, Culinária Fitness, Culinária Brasileira Contemporânea, Aproveitamento de Alimentos e Massas Frescas e Recheadas, essa última para o público de inclusão. Como complemento, ao final das oficinas, os alunos assistirão a uma palestra de cerca de três horas sobre educação financeira, com a finalidade de esclarecer dúvidas e aperfeiçoar conhecimentos sobre precificação, lucros, ganhos da produção e comercialização dos produtos.
Para conhecer de perto o projeto, duas oficinas demonstrativas foram realizadas na manhã desta terça, pouco antes do lançamento – uma para profissionais da imprensa e outra para vereadores. Durante as atividades, que envolveram o preparo de hambúrguer gourmet, os participantes, em clima de muita descontração, puderam experimentar um pouco do que o público-alvo da iniciativa vai encontrar durante as aulas. “Fizemos este convite para que os representantes da nossa comunidade e os profissionais da imprensa pudessem conhecer de perto o trabalho social, vivenciando na prática ações que serão levadas às comunidades carentes e que não deixam nada a desejar em termos de qualidade”, comentou o secretário municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Carvalho de Bello.
LEIA MAIS: Primeira edição do projeto de hidroginástica termina, mas sequência está garantida
Publicidade
Durante a cerimônia de lançamento, a diretora do Senac Santa Cruz, Daniela Laner, se disse muito feliz com a parceria e avaliou o projeto como inovador. “As temáticas foram estruturadas de acordo com as demandas do mercado. O projeto vai além do ensino das técnicas culinárias e representa uma mudança de vida para essas pessoas, trazendo um resgate da autoestima, tão importante para quem vai em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, para quem quer montar seu negócio ou mesmo produzir para a família”.
Interessados em participar das oficinas ainda podem se inscrever. Para isso basta ir diretamente nos Cras. O Central fica localizado na Rua Coronel Oscar Jost, 1576, Centro (telefone 3715-1895); o Beatriz Frantz Jungblut está situado na Rua David Severo Manica, 369, Bairro Santa Vitória (telefone 3711-9187); e o Integrar fica na Rua Padre Luiz Muller, 490, Bairro Bom Jesus (telefone 3713-4288).
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.