Estresse, cansaço, ansiedade e depressão. É a partir do combate a esses quatro problemas hoje enfrentados simultaneamente pela sociedade moderna que se apoiam as mais variadas técnicas de massagem – tradicionais, terapêuticas, relaxantes e sensuais.
As terapias beneficiam seus adeptos ao promover o relaxamento, a prevenção a dores e melhoraria da qualidade de vida de homens e mulheres.
Muita gente nem desconfia do poder de uma boa massagem para o sistema imunológico. Além de promover a agilidade, elas ajudam a reduzir os níveis de glicose em pessoas diabéticas.
Todos esses aspectos possibilitaram à profissão de massagista subir de patamar e ser vista como uma prática bastante essencial para a saúde e o bem-estar das pessoas. Em função disso, o mercado tem registrado maior procura pela aplicação da mesma.
Com formação técnica e diversas opções para especialização, o massagista pode atender em clínicas, spas, espaços dedicados (shoppings, aeroportos e empresas) ou em domicílio. O profissional se capacita com conhecimentos em anatomia, biossegurança, biomecânica, fisiologia e cinesiologia.
O massagista pode aplicar uma variedade de técnicas, de acordo com sua especialização e pela demanda do mercado.
Uma das mais conhecidas, a massagem sueca é feita com o uso de loção ou óleo, de acordo com o gosto do paciente. O profissional utiliza movimentos nas áreas mais problemáticas do corpo, levando a um relaxamento muscular que pode ter efeito na recuperando de uma lesão.
Outra técnica que tem crescido no mercado brasileiro, a massagem com pedras quentes (aquecidas) ajuda a relaxar músculos tensos. Esses objetos são posicionados em pontos específicos do corpo.
Já a massagem terapêutica de tecidos profundos tem como objetivo aliviar nós musculares (que causam muitas dores) e áreas problemáticas do corpo, focando-se nas camadas mais profundas do músculo e do tecido conjuntivo. É indiciada para pessoas com dores crônicas nos músculos (contraídos ou doloridos), causadas por esforço repetitivo, problemas posturais ou lesões.
Técnica também muito conhecida no Brasil, o Shiatsu é realizado por meio de pressão localizada dos dedos, mãos e cotovelos do massagista. A terapia estimula o fluxo de energia e ajuda a pessoa a recuperar o equilíbrio.
Na outra ponta, o mercado oferece ainda as chamadas técnicas sensuais, tendo na massagem tailandesa uma das mais conhecidas. O massagista trabalha fazendo movimentos de alongamento e de pressão. Ela reduz o estresse e melhora a flexibilidade e a amplitude de movimento.
A massagem tântrica, ao contrário do que a maioria acha, não busca o orgasmo, mas agradar o parceiro. A terapia usa energia para relaxar a pessoa no estado de sentimento de que os limites físicos foram dissolvidos.
Os focos são o equilíbrio e a conexão, sendo usados para alcançar consciência e benefícios positivos, a partir de prática como meditação, ioga, técnicas de respiração, estudo espiritual e atividade sexual.
This website uses cookies.