Uma forte massa de origem polar derrubou as temperaturas já na madrugada desta segunda-feira, 28, em todo o Estado. Em Santa Cruz do Sul, por causa do vento, a sensação térmica atingiu 3,6 graus no Centro no começo da manhã. O frio estará presente durante toda a semana acompanhado do sol.
Segundo o meteorologista da MetSul, Luiz Fernando Nachtigall, a madrugada desta segunda teve mínimas abaixo dos 5 graus na região. Durante o dia, a temperatura não sobe muito, ficando na média entre 10 e 12 graus. O vento moderado deixa a sensação térmica ainda mais baixa. O sol estará presente durante o dia.
Na terça, 29, quarta, 30, quinta, 1º, e sexta, 2, a massa de ar polar segue atuando, com mínimas baixo dos cinco graus e dias ensolarados. Na quinta e na sexta as máximas sobem um pouco, ficando entre 15 e 20 graus.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Inverno será menos chuvoso e mais gelado que a média
Estado
Ainda conforme a MetSul, a interação do ar gelado com a instabilidade associada às nuvens não permite se descartar neve em locais de maior altitude do Norte e do Nordeste do Estado. À noite, nesta segunda, será de muito frio no Estado. Quase todo o Rio Grande do Sul estará com temperatura variando entre 0 e 5 graus às 21 horas com marcas negativas em alguns municípios de maior altitude. Muitas cidades terão ainda vento com sensação térmica negativa mesmo que as marcas sejam positivas nos termômetros.
Marcas na madrugada desta segunda:
Cachoeira do Sul: 1,6 grau
Santa Cruz (Country): 3,5 graus
Santa Cruz (Centro): 5,3 graus
Santa Cruz (Unisc): 5,5 graus
Venâncio Aires: 4,3 graus
Rio Pardo: 5,3 graus
LEIA TAMBÉM: Mudança no clima e na paisagem: o outono e suas peculiaridades
Publicidade