A Prefeitura de Santa Cruz do Sul editou neste sábado, 19, um decreto que derruba a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no município. O documento, assinado pela prefeita Helena Hermany, torna o item de proteção contra a Covid-19 opcional, como já é nos espaços abertos desde a última quinta-feira.
LEIA MAIS: Covid-19: 54,2 mil pessoas receberam dose de reforço em Santa Cruz
De acordo com o decreto, as exceções são os estabelecimentos de saúde, Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e no transporte coletivo. A máscara segue obrigatória nos ambientes fechados para pessoas que apresentem sintomas respiratórios, tenham teste positivo para Covid-19 (o isolamento ainda é obrigatório e a máscara é exigida caso o paciente precise de atendimento médico) ou tenham tido contato recente com pessoa que testou positivo.
Publicidade
A flexibilização, que já tinha sido adotada por outros municípios da região e por capitais do País, inclusive Porto Alegre, foi debatida em reunião no Palacinho, no fim da tarde dessa sexta-feira, 18. A posição da administração santa-cruzense foi pela necessidade de a regra ser discutida regionalmente, por meio da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), como foi feito com os protocolos ao longo de toda a pandemia. Neste sábado, houve deliberação entre os prefeitos e decisão pela desobrigação.
A mesma medida já tinha sido adotada, individualmente, na região, por Venâncio Aires e Vera Cruz. A flexibilização é justificada pela elevada cobertura vacinal e pela tendência de queda nos registros de infecção pela doença, especialmente da ocorrência de casos graves. A máscara segue sendo recomendada, mas deixa de ser item obrigatório. Empresas ainda podem exigir que trabalhadores usem o item.
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE A PANDEMIA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!