Santa Cruz do Sul

Más condições de ciclovia provocam queda e deixam ciclista ferido em Santa Cruz

Um passeio de bicicleta em casal por pouco não acabou em tragédia na última segunda-feira, 27, em Santa Cruz do Sul. Rafael Leonhardt e a esposa, Mel Huwe, combinaram de sair para uma volta de bike, depois do trabalho. Usaram a ciclovia que vai do Centro ao Arroio Grande e foi justamente em um dos pontos dela que um acidente aconteceu.

Área do acidente tem ondulações na ciclovia | Foto: Divulgação/Strava

Na Avenida Paul Harris, já no caminho de volta, as ondulações na ciclovia fizeram Rafael cair. “O que eu lembro do acidente foi que passei por cima das raízes levantadas. Foi bem rápido, a bike começou a vibrar e eu caí de cabeça na ciclovia”, recorda o venâncio-airense, que mora em Santa Cruz. “Tanto eu quanto minha esposa estávamos sem celular, aí as pessoas chamaram o Samu e ficaram ali com a gente, até a ambulância chegar. Eu não lembro das pessoas que me ajudaram, mas sou muito grato a elas.”

LEIA TAMBÉM: Lago Dourado volta a contar com bicicletas para passeio; confira horários

Publicidade

Depois da queda, ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Santa Cruz. “Eu não lembro nem da ambulância, só da sirene”, conta o ciclista. Na casa de saúde, passou por exames e foi descoberta uma fratura no crânio. “Por muita sorte não precisei fazer cirurgia. Fiquei em observação mais de 12 horas”, lembra.

O susto que serviu de aprendizado

Além de agradecer os desconhecidos que o ajudaram no dia do acidente, Leonhardt se diz grato à equipe do Hospital Santa Cruz. Passado o susto da queda, ficou o aprendizado: naquele dia, nem ele nem a esposa usavam capacete de proteção. “Agora que aconteceu isso, com certeza vamos usar capacete nas próximas”, complementa.

LEIA TAMBÉM: Sobre duas rodas: como foi o desafio de ciclistas da região na Espanha

Publicidade

Pedido de melhorias

O grupo de pedal Strava publicou um relato sobre o acidente no Instagram. Na publicação, solicita providências à Prefeitura para melhorias nas condições de tráfego do local. “Aproveitamos para cobrar a Prefeitura e pedir apoio da Câmara de Vereadores para uma solução desse problema, já que aquele trecho está assim há muito tempo”, diz o post.

Contatada pelo Portal Gaz, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana afirmou que a área em que a queda aconteceu foi isolada e que as equipes da Prefeitura estão trabalhando nas ciclovias da cidade.

LEIA TAMBÉM: Ciclismo ganha cada vez mais adeptos em Santa Cruz do Sul

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.