Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

lançamento

Marô Barbieri é a patrona da 34ª Feira do Livro de Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Foi na tarde desta quarta-feira, 15, que a comunidade santa-cruzense conheceu os três homenageados da 34ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. Marô Barbieri será a patrona do evento, que acontece de 5 a 14 de maio, na Praça Getúlio Vargas. Ligia Margaret Hertzer foi escolhida como personalidade incentivadora da leitura, enquanto o escritor homenageado será o gestor de conteúdo multimídia da Gazeta, Romar Beling.

O lançamento aconteceu na Iluminura Livraria e Cafeteria. A gerente do Sesc de Santa Cruz do Sul, Roberta Pereira, salientou que, neste ano, a feira vai terminar no Dia das Mães. O fato vai ao encontro do tema desta edição: “Leitura: mãe do conhecimento”. “Nós trabalhamos há muitos anos com crianças, escolas. E a mãe tem um papel fundamental, assim como os professores, nesta formação de leitores, porque o exemplo, realmente, é algo que fica”, disse. As mães serão homenageadas dentro da programação, conforme adiantou Roberta.

LEIA TAMBÉM: Lélia Almeida lança obra de crônicas “A consulente sou eu”

Publicidade

A grade de atrações completa do evento deve ser divulgada no início de abril. A Feira do Livro é uma promoção da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Conheça os homenageados da 34ª Feira do Livro de Santa Cruz

Marô Barbieri

Patrona: Marô Barbieri

Maria Eunice Barbieri, conhecida como Marô Barbieri, é escritora, professora e contadora de histórias natural da cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Tem Licenciatura Plena em Letras (Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Francesa) pela PUCRS. Como professora, atuou ensinando língua e literatura de português e francês em turmas de primeiro e segundo graus do Instituto Educacional João XXIII, Colégio Santa Família, Colégio Menino Deus, Colégio Rosário e Colégio Israelita. Autora de 31 livros, Marô destaca-se pelas obras voltadas ao público infantil, mas, desde 2013, começou a produzir livros para público infanto-juvenil e para adultos.

Romar Rudolfo Beling

LEIA TAMBÉM: Magazine: Vida por escrito

Publicidade

Escritor homenageado: Romar Rudolfo Beling

Natural de Linha dos Pomeranos, na região serrana de Agudo, Romar Rudolfo Beling está radicado em Santa Cruz do Sul desde 1988, onde há 34 anos atua no jornalismo junto à Gazeta Grupo de Comunicações. Graduado em Letras, é especialista em Literatura e mestre em Letras – Leitura e Cognição. Professor, editor, escritor, cronista e poeta, foi editor da Editora Gazeta, e atualmente é gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações. Publicou os livros: “A história de muita gente”, sobre a história da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e a cultura do tabaco; “Terra de bravos: imigração alemã no Brasil 180 anos”, de 2007, decorrente de reportagens sobre a colonização alemã nos diversos estados brasileiros; “Noites em chamas”, estreia em livro de poesia, em 2011; “Uma poética da memória: o holocausto na obra de Jorge Semprum”, ensaio, publicado em 2011; “Trinta e seis: fotos com poesia”, livro mescla de poemas com fotos do fotógrafo Lula Helfer e que teve ainda poemas de Mauro Ulrich e Daniela Damaris Neu, publicado em 2013; as antologias “Nem te conto”, I, II e II, que organizou em conjunto com o professor Rudinei Kopp, entre 2012 e 2014; e “A felicidade de estar vivo”, segundo livro de poesia, em 2017. Tem pronto, para lançamento em breve, “Entrevistos”, volume que reúne mais de 30 entrevistas com escritores renomados, brasileiros e estrangeiros, que realizou ao longo da carreira. Além disso, tem artigos e ensaios publicados em revistas e livros, além de ter colaborado com poemas e crônicas em coletâneas e antologias. É presidente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, da qual foi membro fundador.

Lígia Margaret Hertzer

Personalidade incentivadora da leitura: Lígia Margaret Hertzer

Nascida em Santa Cruz do Sul, estudou na E. E. E. F. Prof. José Wilke até o 5º ano e depois no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Dos 15 aos 25 anos, trabalhou no comércio e estudou à noite. A graduação em Letras-Português, na antiga FISC – hoje Unisc, também foi no turno da noite. Ao longo dos estudos acadêmicos, foi alimentando um sonho: depois de formada, queria lecionar no colégio onde havia feito o ginasial e o 2º grau. Em 1984, o sonho se realizou. Em 1992, foi trabalhar no Colégio Mauá, onde permaneceu por mais de duas décadas. Concomitantemente, foi professora estadual por sete anos. Depois de 31 anos em sala de aula, dedica-se a proporcionar momentos de encontro e reencontro com a leitura, a poesia e a música, organizando saraus e oficinas. Além disso, é revisora.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.