Colunistas

Mario Quintana finalmente ganha biografia em livro

Em maio deste ano transcorreram, no dia 5, os 30 anos desde o falecimento do poeta e escritor gaúcho Mario Quintana, um dos grandes nomes da literatura gaúcha em todos os tempos. Curiosamente, até o momento nenhum biógrafo, nem do Estado, nem de fora, tivera a coragem de enfrentar o desafio de traçar perfil mais longo do ilustre autor de pérolas como os livros A rua dos cataventos e Sapato florido, entre outros. A lacuna agora está finalmente preenchida. E quem se incumbiu da tarefa não foi um gaúcho, e sim um carioca.

LEIA TAMBÉM: O debate sobre os DEFs segue na pauta

Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, professor da Uerj, mestre e doutor em Direito e pós-doutor em Teoria das Ideias, o escritor Gustavo Grandinetti determinou-se a pesquisar sobre as fases da formação, da atuação profissional e da produção literária de Quintana. Nascido em Alegrete, em 30 de julho de 1906, Mario se fixara em Porto Alegre, onde atuou por décadas junto ao Correio do Povo. Em paralelo, com seus livros, firmou-se na cena literária gaúcha e nacional.

Publicidade

O livro O passarinho do contra: uma biografia de Mario Quintana, em 256 páginas, sai pela editora Tordesilhas, a R$ 66,90. Uma curiosidade para os leitores da região está na capa: a foto do poeta biografado é da fotógrafa santa-cruzense Dulce Helfer, que foi uma das pessoas mais próximas de Mario Quintana ao longo de muitos anos, até seus instantes derradeiros no antigo Hotel Majestic, atual Casa de Cultura que leva seu nome, no centro histórico de Porto Alegre.

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

Publicidade

Romar Behling

Share
Published by
Romar Behling

This website uses cookies.