Cultura e Lazer

Mário Inácio Becker, do CTG Lanceiros de Santa Cruz, garante segundo lugar na gaita de boca

Além da disputa na modalidade Danças Tradicionais, vários outros concursos ocorreram durante o 35º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que foi realizado entre sexta-feira, 18, e este domingo, 20, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. O maior evento de arte amadora da América Latina contou com dez palcos com apresentações artísticas simultâneas em mais de 20 modalidades e cerca de quatro mil competidores.

Mário Inácio Becker, de 77 anos, do CTG Lanceiros de Santa Cruz, garantiu o segundo lugar na modalidade gaita de boca. Veterano no evento, o aposentado conquista, nesta edição, o sexto troféu: cinco deles de terceiro lugar e, desta vez, o da segunda colocação. Segundo ele, já se somam 22 edições em que participa do Enart.

LEIA TAMBÉM: Público do Enart chega a 34 mil pessoas nos três dias de evento

Publicidade

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 FM, Mário comemorou a vitória na competição e lembrou que aprendeu a tocar o instrumento por conta. “Um primo meu tocava gaita de boca, ele me inspirou. Comecei a tocar aos 17 anos”. Na modalidade, os concorrentes tocam uma vez e a música é sorteada dentre os ritmos de rancheira, valsa, vaneira, xote, polca, entre outros. O ritmo sorteado para Mário foi a polca. “Não é fácil, é um troféu do Estado e o Estado é grande”, avaliou.

Mário é conhecido em Santa Cruz do Sul e na região por tocar gaita de boca e garantiu que o instrumento está sempre com ele. “A música representa tudo. A amizade que fiz nesse Rio Grande afora por causa da gaita de boca só eu sei. Sou procurado por várias pessoas que me pedem para tocar. A alegria e a diversão a gente faz, a tristeza vem por conta. Participo sempre que posso”.

LEIA TAMBÉM: CTG Rancho da Saudade é o campeão do Enart 2022

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.