Santa Cruz do Sul

Maria Ferreira: saúde e disposição aos 106 anos

A aposentada Maria Ferreira comemorou nessa terça-feira, 6, 106 anos ao lado de suas vizinhas, com uma festa marcada pela alegria e simplicidade. Com sua história centenária, ela é um exemplo de espírito vibrante e resiliência. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2022, Maria é uma das 16 pessoas em Santa Cruz do Sul que alcançaram a marca dos 100 anos.

Ela nasceu em 6 de agosto de 1918, na cidade de Encruzilhada do Sul. Durante a juventude, trabalhou em fazendas e Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). Em busca de melhores oportunidades, mudou-se para Santa Cruz, onde se estabeleceu no Bairro Faxinal Menino Deus e trabalhou por muitos anos em uma padaria local.

LEIA TAMBÉM: Fortalecer o corpo para enfrentar desafios foi tema da segunda noite da Semana do Empreendedor

Publicidade

Com seis filhos – quatro homens e duas mulheres – e agora tataravó, Maria atribui sua longevidade a uma combinação de fé, boa alimentação e cuidados com a saúde. “O segredo para chegar aos 106 anos é orar para Deus. Sou evangélica e peço muita saúde, além de cuidar bem das minhas refeições”, afirmou.

A celebração foi acompanhada de chimarrão e um bolo caseiro. “Festejar mais um aniversário é uma alegria imensa, especialmente ao lado de minhas amigas, filhos e netos”, disse Maria.
Vilma dos Santos, de 74 anos, que conhece Maria há pelo menos 30 anos, destacou a importância da amizade. “Ela é uma pessoa especial para a gente. É admirável ver como chegou até aqui com tanta vitalidade”, salientou com orgulho.

Aniversário da aposentada foi marcado por uma comemoração na presença das vizinhas e de um dos seus netos na tarde dessa terça-feira, 6

Jani Moraes, 38 anos, filha de Vilma, considera Maria uma “avó do coração”. “Ela ajudou a cuidar de mim quando eu era mais nova e sempre que posso, venho visitá-la. Passar esse aniversário com ela é um exemplo de vida e uma forma de agradecer a Deus pela vida dela”, contou Jani. Luis Fernando Soares, 35 anos, um dos netos de Maria, também participou da confraternização.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Após convenções, regras eleitorais exigem atenção dos candidatos; confira

Momentos Marcantes

Maria relembrou momentos marcantes de sua vida, incluindo batalhas e conflitos que vivenciou. Ela mencionou a perda de um tio, que foi vítima de espiões durante os períodos de revolução na região. Outra situação, essa mais recente, foi a passagem da pandemia de Covid-19. “Eu me cuidei muito para não contrair a doença”, afirmou.

Apesar da idade, Maria celebra sua boa saúde e se mantém sempre ativa. “Tenho alguns problemas de pressão e dores nas pernas, mas nada grave”, disse.

Publicidade

Pode se dizer que a longevidade é algo que vem de família. Maria lembrou que sua avó chegou aos 115 anos. “Então tenho esperança de viver muitos anos ainda. Agora, quero aproveitar o tempo ao lado das pessoas que amo.” Ela também teve 12 irmãos. “Todos já são falecidos. Eles chegaram à faixa etária de 50 anos a 80 anos”, contou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.