Categories: Regional

Marco dos 170 anos da imigração é inaugurado em Linha Santa Cruz

Ocorreu na tarde desta quinta-feira, 19, a inauguração de uma placa que marca os 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul. O marco está instalado no ponto onde os colonizadores construíram a primeira escola local, em Linha Santa Cruz, ao lado de onde hoje fica a subprefeitura da localidade. No local também foi plantada uma muda de carvalho, árvore-símbolo da Alemanha.

LEIA MAIS: Cônsul-geral da Alemanha está em Santa Cruz do Sul

“Aqui onde foi descerrada a placa e plantado o carvalho foi a primeira construção pública, digamos assim, a escola. Tem a ver com aquela coisa que primeiro fizeram, que era a tradição dos imigrantes alemães: a educação e a religiosidade. Durante a semana era escola e no fim de semana igreja”, explicou Paulo Trinks, presidente da comissão organizadora dos festejos em comemoração aos 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz.

Publicidade

Crédito: Leandro Porto / Rádio Gazeta
Crédito: Leandro Porto / Rádio Gazeta

“Estamos hoje tentando resgatar uma parte, tentando manter aquilo que ainda nós temos e reforçar para que não se perca. Principalmente a língua. A língua é a relação que você tem com a origem. Enqunto mantém a língua, você tem uma relação mais direta. Hoje nós passamos o dia com o cônsul falando alemão. eles se admiram que depois de 170 anos ainda tem gente que fala alemão, sem nenhuma escola de alemão. Falam porque os avós e os pais ensinaram. E isso é uma das coisas que estamos querendo colocar nas crianças, para que elas mantenham”, acrescentou Trinks.

LEIA MAIS: Ações marcam o aniversário da imigração alemã em Santa Cruz

O cônsul geral da Alemanha em Porto Alegre, Michael Serra, participou do evento. “Para nós, tudo o que tem a ver com a cultura alemã, com a língua alemã, com a preservação dessa herança dos migrantes alemães é importante, é uma das tarefas mais importantes que temos aqui no consulado geral”, afirmou. Serra também destacou o trabalho de preservação da cultura, realizado em Santa Cruz. “Conheço lugares aqui da América Latina onde tudo começou como aqui e onde já se deixou de falar o alemão, por exemplo”.

Publicidade

O secretário municipal de Cultura, Edemilson Severo, enfatizou a importância do trabalho dos imigrantes para a construção da cidade. “Aquele carvalho, certamente, daqui a 100 anos ele irá abrigar as futuras gerações. Talvez essas, em algum momento, agradecerão a nós que estamos aqui nos dedicando e tentando construir Santa Cruz, mas sem nunca deixar de reconhecer que fizemos muito pouco. Quem fez muito por nós foram aqueles que aqui estiveram 170 anos atrás.”

A programação que comemora os 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul se encerra na noite desta quinta, com o lançamento do livro “Carl & Ciss – Crônicas da Colônia Alemã”, do jornalista Benno Bernardo Kist. O evento acontece no Pavilhão da Comunidade Católica, às 21h30.

LEIA MAIS: Livro homenageia os 170 anos da imigração alemã

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.