O ex-prefeito de Candelária Paulo Butzge deixou a função de procurador do Município, atendendo à legislação eleitoral. Ele deve disputar o pleito de outubro como vice-prefeito, integrando a chapa do atual gestor do Executivo. O seu lugar passou a ser ocupado por Tanaela Muller, formada em Direito pela Unisc, pós-graduada em Direito do Trabalho, Direito Previdenciário de Direito Processual do Trabalho pela Unisc, além da pós-graduação em Administração Pública pela Ufrgs. Filha de Butzge, Paula Carulina Butzge também integra a PGM, como subprocuradora.
LEIA TAMBÉM: Marcio Souza: “Cogita-se a possibilidade de que quatro chapas disputem a Prefeitura de Santa Cruz”
O PTB começou o atual período de gestão municipal na oposição ao governo Helena Hermany (PP). O partido tinha três vereadores (Nicole Weber, Serginho Moraes e Rodrigo Rabuske), mas as alterações na legenda, em todo o País, acabaram representando muitas mudanças. Houve inclusive a junção com o Patriotas, resultando no PRD, que herdou o número 25 – tradicional do PFL/DEM. Aliás, o DEM casou com o PSL e virou o União Brasil, que usa o número 44. Tendo perdido todas as cadeiras do Legislativo e em fase de organização, o PRD adianta que não terá candidatos à Câmara, mas apoiará Helena, caso confirme a busca da reeleição da atual prefeita. A informação é da nova presidente do partido em Santa Cruz, Jenifer Ângelo de Oliveira.
Publicidade
A legislação eleitoral permite que cada partido lance, na eleição proporcional, o número de vagas disponíveis no Legislativo mais um. No caso de Santa Cruz, como são 17 vereadores, pode haver 18 candidatos por sigla. Como são 13 legendas oficializadas no município, é possível que 226 pessoas participem da eleição de outubro, buscando uma cadeira no parlamento. Para isso, será preciso um número superior a 66 postulantes mulheres.
LEIA TAMBÉM: Marcio Souza: de olho na vaga de vice
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Santa Cruz do Sul tem em atividades os seguintes partidos políticos: União Brasil, Republicanos, MDB, PDT, PSD, Novo, PSDB, PRD, PT, Podemos, PL, Progressistas e PSB. Conforme as informações extraoficiais, é possível que os santa-cruzenses tenham que escolher entre representantes de quatro legendas: PT, Podemos, PL e Progressistas. Os vices seriam do Novo, MDB e PSB, ainda sem divulgação de eventual composição de chapa do PT.
Publicidade
O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz, Gerson Trevisan (PSDB), fez questão de discursar na última sessão para reforçar a conquista de recursos, via emenda parlamentar, com o deputado federal Lucas Redecker. Trevisan reforçou que é preciso o reconhecimento daqueles que apoiam o município e costumam ser procurados pelos vereadores. Somente nessa semana, foram contabilizados envios de recursos de Redecker (PSDB), Danrlei de Deus (PSD), Covatti Filho (PP) e das irmãs Bayer (Republicanos).
A Gazeta Grupo de Comunicações reuniu, nessa sexta-feira, 19, presidentes e representantes de partidos inscritos em Santa Cruz. Os políticos tiveram a oportunidade de conhecer a proposta dos veículos do grupo para a divulgação do processo eleitoral. Será uma ampla cobertura tendo como foco, em especial, o compromisso com o eleitor.
LEIA MAIS COLUNAS DE MARCIO SOUZA
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.