Atenção para as mulheres
Os partidos estão com todas as atenções voltadas ao seu quadro de filiados para incluir nas nominatas nomes de mulheres com representatividade. A legislação eleitoral exige que pelo menos 30% dos postulantes sejam de um dos gêneros, em geral, o feminino, já que são minoria na política partidária, apesar de maioria na sociedade. No MDB, a direção acredita que conseguirá garantir uma lista forte.
Nome para o Executivo
Publicidade
Um dos mais novos integrantes do ninho tucano, o vereador Licério Agnes passou a ser o indicado para uma eventual disputa ao Palacinho, tanto na cabeça de chapa quanto na posição de vice, em possível coligação. Tudo dependerá dos resultados de pesquisas. Atualmente, a legenda está na base do governo Helena Hermany (PP). O presidente Luís Spinelli destaca que o PSDB terá o suporte estadual para estar na majoritária.
Avaliação da janela
A avaliação do PSDB é que as mais de 20 adesões com possibilidade de buscar vagas no Legislativo foram positivas. Na reunião de recepção de Licério Agnes e outros nomes, foram oficializados novos integrantes de cargos do diretório. Gladis Teresinha da Silva agora é a secretária, Altemir Thormann passou a presidir o conselho de ética e disciplina e Angelita de Moura acumulou a presidência do TucanAfro com o PSDB Mulher. No MDB, surge como postulante à Câmara Vitor Kaminski, que representaria setores como comércio e serviços.
Publicidade
Um bom elogio
Em política, um elogio público vale mais do que muitas ações. A prefeita Helena Hermany (PP) conseguiu, ainda mais, a simpatia dos representantes do PDT na posse da secretária de Educação, Asta Neusa Tornquist. A chefe do Executivo falou e repetiu a admiração que tem pela sigla em função de manter erguida uma bandeira do líder Leonel Brizola, a educação.
União da base
Publicidade
Além de elogiar o PDT, nas posses dos secretários, em substituição aos que pretendem buscar vagas no Legislativo, a prefeita pôde carimbar o que considera uma conquista de seu mandato. Ela manteve unidos todos os partidos que integram a coligação. Fazem parte do governo, além do Progressistas, PSD, PSB, PDT, PSDB, Republicanos e União Brasil. O PL, do qual o vice-prefeito, Elstor Desbessell, era integrante, engrossou a oposição com a filiação da família Moraes.
De olho na vaga de vice
O vice-prefeito Elstor Desbessell (PP), em sua última entrevista coletiva, demonstrou interesse em repetir a chapa com a prefeita Helena Hermany (PP). O problema nisso seria o interesse de outras siglas integrantes do governo em participar da disputa. O PSB tem como opção o secretário de Saúde, Fabiano Dupont; o União Brasil até já indicou o secretário de Agricultura, Decio Hochscheidt; e o PSDB tem o atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Cechinato, além da novidade Licério Agnes.
Publicidade
Ação rápida
O caso do prédio que seria locado para o Centro Municipal de Atendimento ao Autista, citando o secretário Everson Bello, foi identificado pela equipe da Prefeitura, que deu os encaminhamentos internos e externos, levando ao MP em ação rápida.
LEIA MAIS COLUNAS DE MARCIO SOUZA
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.