A obrigatoriedade da manutenção de um percentual mínimo de gênero, entre os candidatos, faz com que os partidos políticos iniciem uma campanha desenfreada para buscar novas filiadas. As siglas têm dificuldade em fechar o número de mulheres entre suas nominatas e, não raro, aparecem alguns nomes apenas para fazer a composição. Nos espaços de publicidade partidária, em rádio e televisão, o apelo é para que elas façam parte da vida política da sociedade.
Tocando no coração dos gaúchos
O MDB do Rio Grande do Sul reedita uma tática que deu certo na campanha do candidato Germano Rigotto ao Palácio Piratini: apelar para o coração dos eleitores. Os anúncios têm reforçado o tamanho do partido no Estado, o que é notório quando avaliada a população que tem como gestor os emedebistas: 19,11%, atrás apenas do PP, com 20,41%. Agora, buscando tocar no peito do eleitor, usam o slogan: partido que tem alma gaúcha.
Candidatura lançada?
O secretário da Educação de Santa Cruz do Sul, Wagner Machado (PDT), esteve na Câmara de Vereadores para falar sobre a situação da educação no município, em especial da Escola de Educação Infantil Aliança, que teve seu prédio interditado. Durante sua fala, Machado comentou que a partir de março não estaria mais na secretaria. É um indicador de que deve disputar algum cargo nas próximas eleições, pois esse é o prazo para a saída daqueles que serão candidatos e estão no serviço público, como cargos de confiança.
Publicidade
Assunto recorrente
Mais uma vez, o projeto que amplia o limite de servidores na Prefeitura de Santa Cruz do Sul, de 3,5% para 4% do eleitorado municipal, voltou a ser citado. Ao receber a queixa de que faltam servidores em determinadas áreas da Educação local, em especial nas escolas, o secretário Wagner Machado fez questão de dizer que não há como contratar, porque estão no limite legal. Deu uma cutucada na oposição, ao dizer que o texto foi tratado como piada, quando esteve na pauta do Legislativo.
Cutucada na oposição
O Professor Cleber (União Brasil) aproveitou a oportunidade para cutucar a oposição à gestão Helena/Esltor. Depois da crítica pela falta de estrutura em algumas instituições de ensino, ele reforçou a importância da aprovação do Finisa, que fora rechaçado por vereadores da oposição.
Para não me alongar, alongo-me
A análise dos discursos, sejam os proferidos por políticos ou quaisquer outras pessoas, é uma das atividades que tenho o prazer de fazer. Observo a forma não verbal, as palavras usadas, o jeito como tentam expressar suas posições e pensamentos. Chego a rir, sozinho, quando ouço alguém dizer que será objetivo devido ao adiantado da hora, que será sucinto. Em geral, depois de adiantar que será rápido, o interlocutor estende sua fala até esgotar o prazo.
Publicidade
Presidente reforçando a base
O presidente do PSDB em Santa Cruz do Sul, Luís Spinelli, aproveita o bom momento do partido no Estado para reforçar a sigla em âmbito municipal. Recentemente, empossou a direção do PSDB Mulher e anunciou comando para a Diversidade Tucana. Cresce na briga, sobretudo, para buscar mais vagas na Câmara. Atualmente, tem duas.
LEIA MAIS TEXTOS DE MÁRCIO SOUZA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade