Política

Marcio Souza: “A farra das licenças na Câmara de Vereadores”

A presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, Bruna Molz (Republicanos), apresentou, neste ano, projeto para aproximação da lei municipal com a praticada na Assembleia Legislativa para reduzir custos quando da licença de parlamentares. O fato é que o assunto já chegou à mesa do Ministério Público, em forma de denúncia, para investigação. O processo não foi adiante, mas a quantidade de ausências dos vereadores, justificando problemas de saúde ou interesse particular, é expressiva.

Ausência sentida

A reunião para tratar sobre os horários de abertura do comércio no período natalino, realizada nessa quarta-feira, 6, na Câmara, teve uma série de ausências percebidas: não foram os representantes dos sindicatos, foram poucas pessoas entre comerciantes e comerciários, e foram sete dos 17 vereadores. Compareceram a presidente Bruna Molz (Republicanos), o proponente Edson Azeredo (Progressistas), Professor Cleber (União Brasil), Leonel Garibaldi (Novo), Bruno Faller (PDT), Alberto Heck (PT) e Serginho Moraes (PTB). Rodrigo Rabuske (PTB) encaminhou ofício dizendo que não poderia comparecer porque leciona na quarta à noite.

Parceria reforçada

PSB e PDT gaúchos trabalham para atuarem juntos nas eleições de 2024 e não descartam a formação de uma federação partidária, após a escolha de prefeitos e vereadores, no próximo ano. A aproximação fica mais evidente ao constatar a presença do presidente municipal trabalhista, Wagner Machado, no evento de encerramento do ano do deputado Heitor Schuch (PSB). Dois secretários do governo Helena Hermany (Progressistas) compareceram: Fabiano Dupont (presidente do PSB) e Machado.

Publicidade

As mudanças do Novo

O Novo surgiu como um partido diferenciado, até restritivo, impedindo candidaturas em municípios pequenos e com um critério elevado de seleção para filiados, que acabou minguando a estrutura. Ciente de que não dá para vencer uma Ferrari competindo com uma carroça, o grupo atualizou regimento, e busca capilarizar o partido em todo o País, com mais candidatos e melhores resultados. E tem conseguido recordes de filiações, mês a mês. Atrair mais gente é a função do embaixador Deltan Dallagnol. Em Santa Cruz do Sul, na última quinta-feira, 7, foi ovacionado em uma palestra autobiográfica que mistura religião, política, frases motivacionais e doses de humor.

Partido em evolução

O União Brasil trabalha para ampliar o partido na região. Com esse intuito, uma comissão, integrada pelo presidente Décio Hochscheidt, pelo vereador Professor Cleber e pelo assessor parlamentar Carlos Renato Thiel, visitou o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker (PSB). A intenção é implantar a sigla no município e a aproximar da atual administração. O grupo trabalha com a possível filiação de dois dos atuais vereadores e de um suplente.

Pela presidência da Câmara

O acordo, no primeiro ano do atual mandato, definiu que a presidência da Câmara de Santa Cruz do Sul será do PSDB em 2024. O partido oficiou a atual chefe do Legislativo, Bruna Molz (Republicanos), de que o nome indicado pela sigla é Gerson Trevisan. Não está descartada, no entanto, uma segunda chapa, liderada por Francisco Carlos Smidt (PSDB). Ele já disse que, se houver pedidos dos colegas, topa ir. Em cálculo feito no paralelo, o resultado pode ser 9 a 8. A eleição será no dia 18 de dezembro.

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE MARCIO SOUZA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.