Política

Marcio Souza: “A Casa precisa aproximar-se do povo”

Situação vivida por uma cidadã, nesta semana, evidenciou problema na comunicação da Câmara de Vereadores e a sociedade santa-cruzense. A sua filha foi fazer um procedimento em uma clínica particular e ela quis acompanhar a jovem, fazendo uso do seu direito adquirido por meio de lei apresentada pelo parlamentar Raul Fritsch (Republicanos), aprovada pela Casa e sancionada pela prefeita Helena Hermany (PP).

Inicialmente, foi informada de que isso não seria possível, pois estabelecimento não tinha conhecimento da legislação municipal, que lhe assegurava a possibilidade de acompanhar por tratar-se de baixa ou média complexidade com sedação. Pelo bom senso, liberaram o acesso.

LEIA TAMBÉM: Tribuna: começam as reuniões para transição de governo em Santa Cruz

Publicidade

Não dá para condenar o local de atendimento pois, exceto o que ganha grande repercussão, os textos aprovados ficam restritos a quem acompanhou a sessão de votação ou quem acessa os meios de divulgação da Câmara. Há matérias que os próprios vereadores deixam no esquecimento, como a que indica percentual de nomes de mulheres de destaque na sociedade para ruas e logradouros.

A iniciativa foi de Alberto Heck (PT), mas pela quantidade de nomes masculinos que têm sido aprovados (com os devidos méritos), a cota não é atendida. Deve-se entender que as sessões não são atrativas, por maior relevância que tenham, bem como suas transmissões, que têm concorrência gigantesca. Mesmo assim, tem havido maior audiência nos últimos tempos. Será desafio para o próximo presidente: aproximar a Casa do Povo e o povo.

Desafio para o prefeito Sérgio Moraes

Um dos projetos do plano de governo do prefeito eleito Sérgio Moraes (PL) é o estacionamento subterrâneo na Praça Getúlio Vargas. Será um importante ponto para abrigar o número cada vez maior de veículos que circulam pela área central, mas até que seja concretizado, o rotativo continua sendo uma grande opção para os motoristas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Marcio Souza: “Qual será o rumo do PP?”

Ocorre que muita gente não paga, outros ficam sem chance de pagar, porque faltam profissionais na cobrança, a fiscalização é escassa. Enfim, há uma série de dificultadores que devem cair na mesa do próximo prefeito, em busca de solução. O uso da tecnologia, como parquímetros, ou popularizar ainda mais o aplicativo adotado pelo Consepro são ideias que podem ser levadas em consideração. A fiscalização, no entanto, é inevitável.

Manuela Braga segue à frente da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Sul, realizou na sexta-feira, 22, eleições da diretoria, conselheiros seccionais, conselheiros federais, da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados, da diretoria das subseções e conselheiros subseccionais. O pleito foi online (e presencialmente, no município), permitindo a participação de onde estivessem os inscritos na OAB.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Marcio Souza: “Um bom período de transição faz com que a formação de lacunas sejam evitadas”

Em Santa Cruz do Sul, Manuela Braga liderou a chapa única, que obtve 84,12% de aprovação para o triênio 2025/2027. Tem Cássio Alberto Arend como vice, Vanessa Kehl Menchen como secretária, Fernanda Brandt como secretária adjunta e Elemar Júnior como tesoureiro. Leonardo Lamachia foi reeleito na esfera estadual, com 76,9% dos votos (38.070). O segundo colocado, Paulo Torelly, recebeu 11.439 votos válidos (correspondente a 23,1%).

Reunião de transição

O primeiro encontro da equipe de transição entre os governos de Helena Hermany (PP) e Sérgio Moraes (PL) ocorreu na quinta-feira pela manhã, 21, na Procuradoria-Geral do Município. Os assuntos tratados foram referentes à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, um dos pontos nevrálgicos de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

LEIA OUTROS TEXTOS DE MARCIO SOUZA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.