O gaúcho Márcio Campos conquistou, diante da torcida do Rio Grande do Sul, neste domingo, 8, sua sexta vitória em 11 corridas do Campeonato Brasileiro de Turismo. O piloto da Motortech Competições, que largou da pole position, foi primeiro colocado na penúltima etapa da temporada de 2015 em Viamão, no Autódromo Internacional de Tarumã, e ampliou sua vantagem na tabela de classificação da categoria de acesso à Stock Car.
A etapa marcou a segunda dobradinha da Motortech Competições no ano. O também gaúcho Gabriel Robe, outro piloto da equipe, cruzou a linha de chegada em segundo lugar, repetindo o resultado obtido da equipe na corrida de 28 de junho em Santa Cruz. A estrutura chefiada por Adilson Morari, da mesma forma, ampliou sua vantagem na liderança do campeonato entre as equipes que disputam o Brasileiro de Turismo.
A 12ª e última etapa será disputada em 13 de dezembro em São Paulo, no autódromo de Interlagos. Campos, que chegou a 26 pontos de vantagem sobre o vice-líder paulista Dennis Dirani, da Shell Racing, passa a depender de um décimo lugar na prova para ser o terceiro campeão da história da categoria, que teve títulos do tocantinense Felipe Fraga em 2013 e do paulista Guilherme Salas no ano passado. A corrida paulista valerá pontuação em dobro.
Publicidade
Largando da pole, Campos liderou a corrida até a nona volta, quando foi ultrapassado pelo brasiliense Felipe Guimarães, da W2 Racing. “O Felipe era muito mais rápido, eu não conseguiria conseguir”, admitiu o gaúcho. Depois de duas voltas na liderança, Guimarães teve problemas mecânicos e abandonou a corrida – seu carro ficou parado na pista em posição de risco, o que ocasionou a intervenção do safety car, neutralizando a corrida.
Dada a relargada, Campos manteve-se à frente. “Consegui abrir alguma vantagem e passei a administrar, economizando pneus. Era importante poupar o equipamento para ter um carro rápido ao fim da corrida. A corrida estava na minha mão. No fim, deu tudo certo”, comemorou o gaúcho, que chegou a 169 pontos na liderança do campeonato. Robe e o paulista Marco Cozzi, também piloto da W2 Racing, completaram o pódio em Viamão.
O pódio na corrida deste domingo foi o quarto de Gabriel Robe em 2015. Segundo no grid, ele foi superado por Guimarães logo após a largada. “Eu já trabalhava com o risco alto de perder posição. Numa pista como Tarumã, quem larga por dentro tem vantagem sobre quem está por fora uma posição à frente”, comentou. “Depois da relargada, eu já estava em segundo de novo e acabei conseguindo um ritmo muito bom”, falou o representante de Pelotas.
Publicidade
Robe recebeu forte pressão de Cozzi na disputa pelo segundo lugar. “Ele tinha um ritmo muito forte, e eu já estava no meu limite, mas consegui me acertar e sabia que ele não ia me passar”, falou o piloto. Morari, chefe de equipe, comemorou a dobradinha. “Os dois primeiros lugares no grid, os dois primeiros lugares na corrida. Foi um fim de semana 100%, conseguimos tudo o que era possível. Estou sem palavras”, resumiu.
BRASILEIRO DE TURISMO – 11ª ETAPA – TARUMÃ
(Resultado da corrida deste domingo após 28 voltas)
1º) Márcio Campos (RS/Motortech Competições)
2º) Gabriel Robe (RS/Motortech Competições)
3º) Marco Cozzi (SP/W2 Racing)
4º) Dennis Dirani (SP/Shell Racing)
5º) Gustavo Frigotto (PR/RKL Motorsport 2)
6º) Pedro Boesel (PR/RSports)
7º) Lukas Moraes (SP/RR Racing)
8º) Adibe Marques (PR/Voxx Racing)
9º) Guto Matiazzi (PR/Nascar Motorsport)
10º) Renato Braga (GO/RKL Competições)
11º) Mauri Zacarelli (SP/RSports)
Publicidade
NÃO COMPLETARAM
Edson Coelho Júnior (MG/J. Star Racing)
Felipe Guimarães (DF/W2 Racing)
Victor Amorim (SP/RSports 2)
Beto Cavaleiro (SP/C2 Team)
Melhor volta: Guimarães, na 3ª, 1min15s434, média de 146,464 quilômetros por hora
Publicidade