*Por Márcia Marostega
A mulher sempre teve que lutar por seu espaço em meio a dificuldades impostas por conjunturas históricas, econômicas e sociais. No universo das artes, isso não é diferente. Mas há esperança. Atualmente, há um número crescente de mulheres nas instituições e em posições de curadoria. Com muito trabalho, alcançamos presença mais efetiva.
Ainda temos um longo caminho a percorrer, estamos numa carreira que exige resiliência. As pessoas estão mais atentas à presença feminina na arte. Em nossa cidade, o número de artistas mulheres é significativo. Notou-se a quantidade de participantes na 1° exposição da Setorial de Artes Visuais de Santa Cruz do Sul, que aconteceu em outubro de 2021: dos 36 participantes, 27 eram mulheres. E tem muitas mais…
Publicidade
As exposições, o trabalho desenvolvido em ateliê, tudo isso é precioso, pois a arte que aqui produzimos é compartilhada com a comunidade e em outras cidades, divulgando o que aqui fazemos. Por isso, a importância em manter e apoiar os espaços expositivos da cidade, para que possamos desenvolver e mostrar o que produzimos, e de buscar parcerias com artistas e instituições de outras cidades, que só agregam conhecimento e crescimento à arte na região. “A arte transforma, reinventa, complementa e eleva àqueles que se atrevem a tomá-la como parte de si mesmo”. (Camile Ladine)
LEIA OUTRAS MATÉRIAS DA EDITORIA ELAS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.