Categories: Mundo

Marcha das Mulheres reúne milhares de pessoas contra Trump

Milhares de pessoas realizam neste sábado, 21, no centro de Washington, a capital norte-americana, a Marcha das Mulheres em protesto contra as políticas de imigração e contra a retirada dos direitos à assistência médica para todos, anunciadas pelo novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em apoio à manifestação, outras marchas de mulheres já estão sendo realizadas em várias cidades do mundo. As líderes do movimento estão convidando não apenas as mulheres, mas pessoas de qualquer idade ou sexo para participar do movimento.

O primeiro ato de Donald Trump, que tomou posse nessa sexta-feira, 20, foi a retirada do “ônus econômico” do plano de assistência médica à população dos Estados Unidos, que tinha sido aprovado pelo ex-presidente Barack Obama.

Publicidade

O plano é conhecido como Obamacare. Além de protestar contra a retirada do ônus e contra as barreiras à imigração, a marcha também pede proteção ao meio ambiente, melhores salários e igualdade de gênero.

Antes de marchar pela capital norte-americana, as líderes do movimento estão promovendo shows de artistas e discursos de personalidades artísticas ou políticas que se destacaram em defesa de causas sociais ou direitos civis. Esses discursos e shows estão ocorrendo em uma área próxima ao Capitólio, prédio do Congresso norte-americano, mesmo local onde Trump tomou posse. A marcha começa nesse local e prossegue até as imediações da Casa Branca.

Austrália e Nova Zelândia

Publicidade

Milhares de cidadãos de várias cidades da Nova Zelândia e da Austrália iniciaram o movimento mundial de apoio às mulheres norte-americanas, que realizam hoje em Washington uma marcha contra as políticas do presidente Donald Trump.

A maior demonstração está sendo realizada em Sidney, na Austrália, onde milhares de pessoas se reuniram neste sábado para marchar pela cidade. Os organizadores da Marcha das Mulheres em Sidney afirmam que a passeata não é apenas contra as políticas de Trump e sim contra qualquer violação dos direitos das mulheres e das minorias.

Hillary defende

Publicidade

A ex-candidata democrata para a presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, fez postagens em seu Twitter apoiando a “marcha das mulheres”.

A democrata agradeceu aos participantes por “ficarem de pé, falar e marchar pelos nossos valores”. Ela aproveitou para reviver seu slogan de campanha e escreveu, em um tuíte, que acredita que “estamos sempre mais fortes juntos”. A publicação de apoio às manifestações vem um dia após ela participar da cerimônia de posse de Donald Trump. 

Publicidade

Participantes

O vice-prefeito de Washington para a Segurança Pública e Justiça, Kevin Donahue, disse que o protesto contra Trump na cidade deve reunir 500 mil pessoas – mais do que o dobro ante os 200 mil anteriormente esperados. 

Donahue disse no Twitter que os organizadores do protesto estão elevando as estimativas de participantes. Aparentemente há sinais de que as manifestações podem superar o previsto, já que muitas estação de metrô estão lotadas e muitas rodovias apresentam trafego intenso.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.