Duas marcas de azeite de oliva extra virgem produzidas no Vale do Rio Pardo se destacaram no ranking da Flos Olei 2023, publicação internacional que anualmente lista os 500 melhores do mundo. Para entrar no ranking foram avaliados aspectos como produção, qualidade e variedades.
A Sabiá, de Encruzilhada do Sul obteve nota 91, a segunda melhor do Rio Grande do Sul. Também de Encruzilhada do Sul, a Casa Marchio ficou com a sétima melhor nota entre as gaúchas que atuam na produção de azeite de oliva. A pontuação foi 83.
LEIA TAMBÉM: O cultivo das oliveiras: plantação em Ibarama ultrapassa uma década
Publicidade
Entre as marcas selecionadas, sete são gaúchas, veja a lista:
- Prosperato (de Caçapava do Sul): nota 94
- Sabiá (de Encruzilhada do Sul): nota 91
- Verde Louro (de Canguçu): nota 91
- Puro (de Cachoeira do Sul): nota 89
- Lagar H (de Cachoeira do Sul): nota 86
- Capela de Santana (de Sentinela do Sul): nota 84
- Casa Marchio (de Encruzilhada do Sul): nota 83
O Rio Grande do Sul possui atualmente 321 produtores de oliva, em uma área de aproximadamente 6 mil hectares. Somente neste ano, foram produzidos 448,5 mil litros de azeite no Estado, uma safra recorde em quantidade.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!