Deficiente visual, Alcemar foi guiado durante toda a prova por Giovane Oliveira
Dentre as centenas de participantes da 4ª Meia Maratona, um deles certamente chamou a atenção dos demais atletas e também do público. Alcemar dos Santos é deficiente visual e completou o trajeto de 21 quilômetros com a ajuda de um guia que correu ao seu lado. Conectados por uma alça elástica, eles conseguiram concluir a prova e deram um grande exemplo de superação.
“Foi um percurso ótimo. Está de parabéns o Município de Santa Cruz do Sul pela manutenção das avenidas, o asfalto está muito bom”, comentou. Mesmo com sua limitação, ele não deixa de praticar exercícios físicos, pois acredita nos benefícios que o esporte traz à saúde. “Além disso, é um meio de a gente quebrar barreiras e se inserir na comunidade.” Já o seu guia, Giovane Oliveira, atuou na função pela primeira vez e também precisou superar os próprios limites. “Foi uma experiência única porque eu sabia que não estava cuidando apenas de mim, mas de outra pessoa que precisava dos meus olhos”, salientou.
Apesar de nunca ter sido um guia para deficientes visuais em corridas, Giovane diz que Alcemar é um ótimo professor. “Ele me explicou tudo na hora sobre como eu deveria me comportar e avisar ele sobre os problemas que poderiam existir nas ruas.” Apontou ainda o empenho nos últimos metros da prova. “Ele quis acelerar e aí eu tive que acompanhar.”
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.