No momento em que os candidatos estão em campanha para o próximo pleito eleitoral, vamos lembrar da eleição para intendente (equivalente ao atual cargo de prefeito) realizada em 7 de outubro de 1928. Ela foi polêmica e o eleito, José Wolgemuth Koelzer, entrou para a história como o último intendente e o primeiro prefeito de Santa Cruz do Sul.
Ele era comerciante e havia sido eleito conselheiro (atual cargo de vereador) em 1920. Quatro anos depois, concorreu a intendente, mas foi derrotado por Felipe Jacobus Filho. Koelzer era filiado ao antigo PL (Partido Libertador) e não se abalou. Tornou a concorrer em 7 de outubro de 1928 e derrotou Gaspar Bartholomay por 1.555 votos contra 1.467.
O resultado foi uma surpresa, pois o PL (maragatos) era um partido pequeno, de oposição. Gaspar havia sido intendente por vários anos e pertencia ao PRR, agremiação que reunia as principais lideranças do município. Alegando irregularidades em duas urnas, o PRR recorreu ao governo do Estado, que anulou o resultado. O tenente-coronel Felício Augusto de Almeida, da Brigada Militar, foi nomeado intendente provisório.
Publicidade
O Partido Libertador encaminhou recurso à Justiça que, dez meses depois, determinou a recontagem dos votos e confirmou a vitória de Koelzer, tendo como vice Roberto Schroeder. Ele assumiu a intendência em 23 de novembro de 1929, um ano após ser eleito.
A posse foi muito festejada, pois era a primeira vez que o Partido Libertador assumia o governo de um município do Estado. Os maragatos, com seus lenços vermelhos, tomaram conta da praça do Palacinho.
Com a Revolução de 1930, foi extinto o cargo de intendente e criada a figura do prefeito. Com isso, José Koelzer entrou definitivamente para a história: ele foi o último intendente de Santa Cruz e também o seu primeiro prefeito. Ficou nesse cargo até o dia 24 de fevereiro de 1933, quando foi substituído pelo interventor Oscar Raphael Jost.
Publicidade
Pesquisa: atas da Câmara de Vereadores
LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY
Publicidade
This website uses cookies.