Um termo de cooperação entre a Prefeitura de Venâncio Aires e a Secretaria dos Serviços Penitenciários do Estado assegura o trabalho de apenados selecionados nos regimes aberto, semiaberto ou fechado da Penitenciária Estadual (Peva). Todos contam com monitoramento por tornozeleira eletrônica. A mão de obra é utilizada para reforçar a limpeza pública na cidade, com acompanhamento dos servidores da Secretaria de Meio Ambiente. Nas últimas semanas, quatro apenados ajudam nos trabalhos de varrição, limpeza do meio-fio e logradouros, mas o termo de cooperação prevê que até dez sejam selecionados.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura poderá utilizar mão de obra prisional em Santa Cruz
O secretário do Meio Ambiente, Nilson Lehmen, frisa que a intenção é contar com os serviços também no projeto de arborização geral que deve começar no município neste mês. O documento estabelece ainda o pagamento de 75% do valor do salário mínimo nacional para cada um e a redução de um dia de pena a cada três dias de trabalho. O documento tem validade até 2026.
Publicidade
Dos quatro apenados selecionados, três executam as atividades por seis horas consecutivas, das 5 horas até as 11 horas, e outro faz oito horas diárias, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. “O espírito colaborativo e a dedicação da equipe têm nos surpreendido positivamente. Acreditamos que será uma parceria de grandes ganhos para a sociedade e para a ressocialização dos apenados”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Nilson Lehmen.
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DA REGIÃO
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.