A advogada Manuela Braga foi eleita nesta segunda-feira, 22, para presidir a subseção de Santa Cruz da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) no próximo biênio. Em um pleito com 887 votos, a chapa única teve 78,87% de aprovação.
Natural de Sobradinho, Manuela Braga mora em Santa Cruz desde 1993. Formada em Direito pela Unisc, é advogada desde 2005. Atualmente, integra a equipe do escritório BVK Advogados, nas áreas civil e empresarial. A atuação na OAB iniciou em 2013, primeiro como conselheira e depois como membro da diretoria – foi secretária adjunta e hoje é secretária geral. Também preside, desde 2013, a Comissão da Mulher Advogada.
LEIA MAIS: Eleição da OAB terá chapa única em Santa Cruz
Publicidade
A chapa única foi resultado de uma articulação entre os dois grupos que concorreram em pleitos anteriores, em um movimento que buscou alinhamento na categoria em meio a dificuldades enfrentadas pela classe advocatícia. A posse será no dia 1º de janeiro e Manuela vai comandar a entidade até 2024. Ela irá suceder Rosemari Hofmeister, a primeira mulher a comandar a subseção.
Já Leonardo Lamachia venceu a eleição para a presidência da OAB no Rio Grande do Sul. Ele recebeu 29.502 votos, enquanto o segundo colocado, Paulo Torelly, teve 14.093 votos. Vice-presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e conselheiro estadual da OAB/RS, o eleito é irmão de Claudio Lamachia, que comandou a OAB no Estado e foi o primeiro advogado gaúcho com inscrição no Rio Grande do Sul a presidir a OAB Nacional. Ele irá suceder o atual presidente Ricardo Breier.
Este foi o primeiro pleito da história da entidade realizado em formato virtual.
Publicidade
LEIA MAIS: OAB gaúcha realizará eleições em formato eletrônico