Santa Cruz do Sul

Manifestantes defendem a preservação do Túnel Verde em Santa Cruz

A possível retirada das quatro tipuanas levou o Fórum Democrático da Classe Trabalhadora a promover um ato em defesa do Túnel Verde. A manifestação ocorreu no fim da tarde dessa quinta-feira, 21, no cruzamento da Rua Marechal Floriano com a 28 de Setembro, no ponto onde ficam as árvores. 

Os organizadores estimaram que pelo menos cem pessoas tenham participado da manifestação. Uma delas foi a professora aposentada Jaqueline Ziemann, que segurou um cartaz com a frase “Ainda Estamos Aqui”, em alusão ao filme nacional que concorre ao Oscar. “Estamos firmes aqui, lutando por todas as coisas que são boas à nossa população. Porque as tipuanas são um patrimônio ambiental da nossa cidade”, defendeu.

LEIA MAIS: Ministério Público investiga se tipuanas retiradas eram irrecuperáveis

Publicidade

Conforme Marcus de Oliveira, membro da coordenação do Fórum Democrático, o ato foi positivo, permitindo que pessoas de diferentes setores pudessem se manifestar.

O principal objetivo, segundo ele, é cobrar da Prefeitura a apresentação de um plano de preservação das árvores que compõem o Túnel Verde. O grupo também busca saber se existe alguma ação para o manejo e como será feita uma eventual substituição das tipuanas que tombaram na rua e das que ainda podem sofrer queda. 

LEIA MAIS: “Nós estamos perdendo a memória e a história”, diz Wenzel sobre tipuanas que cederam

Publicidade

De acordo com Oliveira, os integrantes do Fórum Democrático exigem esclarecimentos acerca das “graves revelações” feitas pelo prefeito Sérgio Moraes em relação ao corte das raízes dos exemplares que cederam. “Se alguém cortou, quem cortou? Quantas foram cortadas? Com qual finalidade? E vamos solicitar também a apuração sobre o possível crime ambiental, nesse caso do corte das raízes das tipuanas que foram derrubadas e as que poderão cair”, afirmou.

Os organizadores irão se reunir hoje para avaliar o projeto e estudar os próximos passos. “O que podemos assegurar é que vamos dar continuidade a luta que iniciou nesta semana”, afirmou Oliveira.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais