ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Manifestantes aguardam pronunciamento de Bolsonaro para definir fim dos bloqueios

Assim como em diversos pontos do Brasil, manifestantes estão bloqueando o trânsito na RSC-287 em pelo menos quatro trechos: nos quilômetros 81, em Venâncio Aires; 104, em Santa Cruz do Sul; 137, em Candelária; e 180, em Agudo. Em Santa Cruz, no local conhecido como Trevo do Gaúcho Diesel – entroncamento da BR-471 com a RSC-287 – há mobilização de caminhoneiros e profissionais de outros setores, bloqueando completamente o trânsito.

Este movimento iniciou na manhã desta segunda-feira, 31, e tem como foco apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi derrotado nas urnas nesse domingo, 30, pelo candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva. Bolsonaro ainda não se manifestou desde o resultado e isso, segundo integrantes da manifestação, pode determinar o futuro das ações nas rodovias.

Publicidade

LEIA MAIS: Manifestantes queimam pneus e bloqueiam trânsito na RSC-287

Publicidade

Pouco antes das 16 horas, chegou uma bandeira do Brasil e um guindaste; em breve, devem ser instalados banheiros químicos. Não há expectativa de encerramento do ato. “Estamos aguardando o pronunciamento do presidente, para ver o que ele nos diz. A gente quer uma posição, para ver que rumo tomar. Por enquanto, vamos ‘calçar o pé'”, argumentou. Mesmo que Bolsonaro fale ao povo brasileiro, não há garantia de que as manifestações cessem.

A população, segundo Pereira, está apoiando os manifestantes. “Esse movimento está muito grande, não só aqui no Estado. Temos informações de que em pelo menos 14 estados o pessoal já aderiu”, destacou. A orientação é para que os motoristas que passarem pelo local tenham paciência. “Ninguém está sendo forçado a nada”, disse.

Publicidade

LEIA MAIS: Bloqueio em Pantano Grande é dispersado; PRF confirma atos em pelo menos 11 Estados

Publicidade

De acordo com um dos participantes do movimento, Sebastian Pereira, apesar de o trânsito estar totalmente bloqueado no Trevo do Gaúcho Diesel, de tempos em tempos, todos os veículos são liberados. “É um movimento pacífico. Volta e meia liberamos todo mundo, até caminhões. Não tem baderna”, afirmou. O Comando Rodoviário da Brigada Militar está no local, para garantir a segurança.

*Colaborou o jornalista Leandro Porto

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta