Na manhã desta segunda-feira, 26, o produtor Irineu Raminelli esteve participando do programa Giro Regional da Gazeta FM. O agricultor falou sobre a manifestação que ocorreu no sábado, 24. Segundo ele, não houve aviso sobre as apreensões, no caso dos seus produtos. Raminelli também colocou que os produtos coloniais são saudáveis, e as pessoas gostam de consumir, e que a mobilização foi uma forma de pedir que a legislação seja mais flexivel.
Manifestação reuniu consumidores, autoridades e dirigentes sindicais
Na última quarta-feira, 21, os agricultores Irineu Raminelli e Ivoniu Rubert, tiveram alguns de seus produtos apreendidos pela fiscalização na Feira do Produtor. Nesse sábado, 24, ocorreu uma mobilização, organizada pelos produtores, que contou com a participação da comunidade, com a presença dos vereadores Maninho Freitas, Valdecir Bilhan, Tuki Siman e Elemar Lazzari e também o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobradinho Delmar Waide. Aproximadamente 50 pessoas passaram pelo local.
Publicidade
Segundo Irineu, morador da localidade de Arroio Bonito, que é feirante há 10 anos, o objetivo da manifestação é buscar uma flexibilização na legislação, que de acordo com ele, está muito rígida levando o produtor a desistir da comercialização. “Eu acho que vou parar, tenho dois produtos: chimia de figo e molho de tomate, mas do jeito que as coisas estão não tem como continuar, as coisas que realmente precisam ser fiscalizadas com rígidez não são”, afirmou. Ivoniu, que mora na Linha Carijinho, e há 38 anos se dedica a vender produtos na feira, destacou que o investimento para criar uma agroindústria é muito alto, sendo inviável para o pequeno produtor.
Seu Irineu enfatizou que os produtos poderiam ter sido doados para pessoas carentes mas não serem destruídos: “Eu concordo que o alimento vencido, estragado, deve ser destruído, mas o alimento em condição para o consumo deve ser distribuido para as pessoas que precisam”.
O vereador Valdecir ressaltou que os produtores estão desanimados, e manter o filho na lavoura vai ser difícil porque estão sendo desmotivados a continuar. Já o presidente do Sindicato Delmar, disse que a diversificação da agricultura precisa ser incentivada, e que através dessas ações o agricultor não vai ter interesse em diversificar.
Publicidade
O presidente do Legislativo Tuki, afirmou que uma nota de repúdio contra as apreensões será divulgada nas mídias sociais. “A gente quer que ocorra um entendimento entre as partes, que o agricultor consiga produzir, consiga trazer o seu produto e comercializar, até porque as pessoas da cidade gostam dos produtos coloniais”, concluiu. Siman também convidou os produtores para se fazer presente na próxima sessão da Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 26, para apresentar a situação a todos os vereadores.
O agricultor Décio Ruoso, morador de Linha Brasileira, esteve participando da manifestação e disse que é muito importante apoiar os seus colegas de profissão, dar força para que eles não desistam de investir na agricultura. Raminelli ressaltou que é preciso as pessoas se manifestarem, contando se querem ou não que a feira continue ocorrendo.
O microfone da Gazeta também está a disposição para a manifestação da Vigilância Sanitária.
Publicidade
Publicidade