ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Manifestação de agricultores em Vera Cruz cobra apoio dos governos após as enchentes

Cerca de 80 tratores foram estacionados no entorno do Trevo da Kopp para manifestação

O trevo de acesso a Vera Cruz pela RSC-287, conhecido como Trevo da Kopp, foi tomado por cerca de 80 tratores nesta quinta-feira, 8. O movimento, intitulado “Tratoraço”, consiste em uma manifestação de agricultores do município, cobrando ajuda dos governos federal e estadual para se recuperarem após as enchentes de abril e maio deste ano. Ações do tipo, integrantes do movimento SOS Agro RS, estão sendo coordenadas em todo o Rio Grande do Sul, com foco em Porto Alegre, para onde também se deslocaram produtores rurais da região.

O sentimento demonstrado pelos participantes do ato é de insatisfação com a atuação dos governos em relação à ajuda fornecida ao setor primário. “Até agora, para os agricultores não veio nada. Não tivemos ajuda, amparo nenhum”, lamenta Fernando, produtor rural de Vera Cruz e um dos integrantes do protesto. Para ele, as intempéries climáticas do primeiro semestre foram “terríveis, uma quebra jamais vista”.

Publicidade

LEIA MAIS: Agricultores se manifestam às margens da RSC-287 para cobrar apoio do governo federal

Publicidade

Fernando aponta o prejuízo financeiro causado pelas chuvas, visto que os agricultores estão acumulando prestações para pagar, contas e o custeio. Luciana, também produtora rural e presente na manifestação, comenta que os últimos três anos foram de seca, e justamente quando as expectativas para as lavouras estavam positivas, vieram as chuvas excessivas. “A gente não está pedindo nada mais do que é justo. A gente quer pagar as nossas contas, as nossas dívidas, mas quer que o governo valorize o nosso trabalho e veja nós, produtores, como indivíduos que têm um valor para a sociedade”, enfatiza.

A expectativa é de que, ainda na tarde desta quinta-feira, 8, o governador Eduardo Leite se encontre com os manifestantes que se mobilizaram em Porto Alegre. Em Vera Cruz, o ato segue até que haja uma resposta por parte do Estado. Entre as reivindicações estão o perdão das dívidas para os mais atingidos da enchente, a prorrogação das dívidas e mais linhas de crédito.

Publicidade

Colaborou John Kaercher Machado

Publicidade

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta