Esgotam as vacinas para primeiras doses nos postos de Santa Cruz

A redução da faixa etária de vacinação contra a Covid-19 para 29 anos em Santa Cruz do Sul resultou em longas filas nos postos de saúde do município na manhã desta quinta-feira, 5. A movimentação em alguns pontos foi acompanhada pela reportagem da Rádio Gazeta.

Na ESF do Bairro Avenida, a fila já dobrava a esquina por volta das 9 horas, com mais de 180 senhas distribuídas – no local, estão disponíveis cerca de 220 doses. Algumas pessoas, mesmo sem senhas, aguardavam para tentar a vacinação, caso do morador de Santa Cruz Maicon César. Ele precisou sair do trabalho para buscar a vacinação e já não conseguiu senha. “Nem todo mundo pode se adequar ao horário, principalmente durante a semana. Mas vou fazer de tudo para conseguir a vacina”, comentou.

LEIA TAMBÉM: Estado pretende vacinar toda a população adulta ainda neste mês

Publicidade

Ainda assim, ele decidiu aguardar, tentando a sorte entre as demais pessoas que não tinham conseguido senha até o momento. Enquanto esperava, ele comentou a preocupação com a procura pelas doses por pessoas de outros pontos da cidade: “Eu vim aqui porque moro perto, mas vejo que tem muita gente que é do outro lado da cidade e vem tomar vacina aqui”, disse.

Segundo a enfermeira da unidade, Mariana Tagarra, a disponibilização dos frascos nos postos de saúde – e não apenas no Parque da Oktoberfest – facilita a procura. “Facilita bastante, porque vindo para os postos, a gente consegue contemplar as pessoas que às vezes não conseguem se deslocar até o Parque da Oktober, e a população da região acaba sendo mais beneficiada”, destacou, afirmando que a Secretaria de Saúde tem uma política de rodízios entre as unidades, para que todos os postos tenham ao menos uma vez a disponibilização de doses, beneficiando a população que mora na área.

Já no fim da manhã, a Prefeitura informou que as doses começaram a esgotar em alguns postos. A previsão era seguir com as aplicações até as 16 horas, mas antes das 15 horas o Município confirmou que não havia mais disponibilidade de vacinas, em nenhum dos pontos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Covid-19: sintomas de longa duração são raros em crianças e adolescentes, diz estudo

Gestantes, puérperas – mulheres que deram à luz há menos de 45 dias – e adolescentes com comorbidades, ainda podem agendar o recebimento da primeira dose, pelo telefone 3715-1546.

Segundas doses

  • Segunda dose – Coronavac
    • Para quem fez a primeira dose há 30 dias e também para gestantes e puérperas que fizeram a primeira da Covishield (AstraZeneca), mediante agendamento telefônico no 3715-1546.
  • Segunda dose – Covishield (AstraZeneca)
    • Para aqueles que fizeram a primeira dose no dia 20 de maio ou antes.
    • Locais e horários:
      • SIS da Unisc: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30
      • Postos de saúde: ESF Linha Santa Cruz, ESF Arroio Grande, ESF Cristal Harmonia, ESF Bom Jesus, ESF Faxinal, ESF Rio Pardinho, ESF Linha Monte Alverne, ESF Cohab, ESF Margarida, ESF Esmeralda e Ambulatório Central
      • Postos de Saúde da Área Urbana: 8 horas às 11h30 e 13 horas às 16h30
      • Postos do Interior: 8 horas às 11h30 e 13 horas às 16 horas
      • Postos com horário estendido (17 horas às 19 horas): UBS Belvedere, ESF Cohab, ESF Faxinal, ESF Arroio Grande, ESF Cristal Harmonia e ESF Bom Jesus

Colaborou a jornalista Aline Silva.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.