A redução da faixa etária de vacinação contra a Covid-19 para 29 anos em Santa Cruz do Sul resultou em longas filas nos postos de saúde do município na manhã desta quinta-feira, 5. A movimentação em alguns pontos foi acompanhada pela reportagem da Rádio Gazeta.
Na ESF do Bairro Avenida, a fila já dobrava a esquina por volta das 9 horas, com mais de 180 senhas distribuídas – no local, estão disponíveis cerca de 220 doses. Algumas pessoas, mesmo sem senhas, aguardavam para tentar a vacinação, caso do morador de Santa Cruz Maicon César. Ele precisou sair do trabalho para buscar a vacinação e já não conseguiu senha. “Nem todo mundo pode se adequar ao horário, principalmente durante a semana. Mas vou fazer de tudo para conseguir a vacina”, comentou.
LEIA TAMBÉM: Estado pretende vacinar toda a população adulta ainda neste mês
Publicidade
Ainda assim, ele decidiu aguardar, tentando a sorte entre as demais pessoas que não tinham conseguido senha até o momento. Enquanto esperava, ele comentou a preocupação com a procura pelas doses por pessoas de outros pontos da cidade: “Eu vim aqui porque moro perto, mas vejo que tem muita gente que é do outro lado da cidade e vem tomar vacina aqui”, disse.
Segundo a enfermeira da unidade, Mariana Tagarra, a disponibilização dos frascos nos postos de saúde – e não apenas no Parque da Oktoberfest – facilita a procura. “Facilita bastante, porque vindo para os postos, a gente consegue contemplar as pessoas que às vezes não conseguem se deslocar até o Parque da Oktober, e a população da região acaba sendo mais beneficiada”, destacou, afirmando que a Secretaria de Saúde tem uma política de rodízios entre as unidades, para que todos os postos tenham ao menos uma vez a disponibilização de doses, beneficiando a população que mora na área.
Já no fim da manhã, a Prefeitura informou que as doses começaram a esgotar em alguns postos. A previsão era seguir com as aplicações até as 16 horas, mas antes das 15 horas o Município confirmou que não havia mais disponibilidade de vacinas, em nenhum dos pontos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Covid-19: sintomas de longa duração são raros em crianças e adolescentes, diz estudo
Gestantes, puérperas – mulheres que deram à luz há menos de 45 dias – e adolescentes com comorbidades, ainda podem agendar o recebimento da primeira dose, pelo telefone 3715-1546.
Segundas doses
- Segunda dose – Coronavac
- Para quem fez a primeira dose há 30 dias e também para gestantes e puérperas que fizeram a primeira da Covishield (AstraZeneca), mediante agendamento telefônico no 3715-1546.
- Segunda dose – Covishield (AstraZeneca)
- Para aqueles que fizeram a primeira dose no dia 20 de maio ou antes.
- Locais e horários:
- SIS da Unisc: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30
- Postos de saúde: ESF Linha Santa Cruz, ESF Arroio Grande, ESF Cristal Harmonia, ESF Bom Jesus, ESF Faxinal, ESF Rio Pardinho, ESF Linha Monte Alverne, ESF Cohab, ESF Margarida, ESF Esmeralda e Ambulatório Central
- Postos de Saúde da Área Urbana: 8 horas às 11h30 e 13 horas às 16h30
- Postos do Interior: 8 horas às 11h30 e 13 horas às 16 horas
- Postos com horário estendido (17 horas às 19 horas): UBS Belvedere, ESF Cohab, ESF Faxinal, ESF Arroio Grande, ESF Cristal Harmonia e ESF Bom Jesus
Colaborou a jornalista Aline Silva.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS