Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LUÍS FERREIRA

Mancha na imagem

Quando penso que já vi de tudo, mais absurdos aparecem. Há quanto tempo ouvimos falar sobre notícias falsas e os impactos negativos, perigosos, da proliferação de mentiras ou meias-verdades? Faz anos. Muito pior quando acontece na área da saúde. Estimuladas não raro por impostores, gente que ganha dinheiro às custas do sofrimento alheio, pessoas arriscam a vida apostando em tratamentos “alternativos” comprovadamente inúteis.

Redes sociais servem como vitrine para anúncio das mais diversas curas milagrosas. Mas esse fenômeno já é conhecido, não causa espanto. O que surpreendeu foi decisão judicial divulgada neste mês em São Paulo. Um nutricionista havia publicado em perfil no Instagram postagem afirmando que a diabetes é causada por vermes, algo sem nenhuma comprovação científica. Ao mesmo tempo, ele promovia a venda de “protocolos de desparasitação” aos interessados, como tratamento eficaz para a doença.

Duas cientistas e influenciadoras digitais, responsáveis por canal no YouTube, leram a postagem e publicaram vídeo de esclarecimento, no qual desmentem a relação entre diabetes e vermes. O caso foi parar na Justiça, após o nutricionista sentir-se ofendido e denunciar por danos morais a bióloga Ana Cláudia Bonassa e a farmacêutica Laura Marise.

Publicidade

A juíza Larissa Boni Valieris exigiu que o vídeo onde as cientistas expõem a notícia fake fosse removido das redes sociais – e não o contrário –, sob pena de multa. Ana e Laura ainda foram condenadas a pagar indenização ao nutricionista, mas a defesa vai recorrer.

Chegamos então a um novo nível de “pós-verdade”: quem desmente é processado por quem mente. E perde. Na decisão, a juíza considerou que as cientistas causaram uma situação de “vergonha e tristeza” ao demandante e que o conteúdo “resultou em ‘mancha’ de sua imagem na venda de seus serviços”.

O fato de que esses “serviços” correspondem à promessa de cura ilusória para uma doença crônica grave é, aparentemente, irrelevante. Lembrando que, sem o tratamento necessário, as complicações da diabetes podem causar até morte.

Publicidade

Um balde de água fria naqueles que lutam contra a desinformação e pela veracidade. Que precedente nós temos aqui?

LEIA MAIS COLUNAS DE LUÍS FERREIRA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile