Categories: Regional

Mamaço faz parte da 8ª Semana Municipal do Bebê

A 8ª Semana Municipal do Bebê inicia nesta segunda-feira, 28, em Santa Cruz do Sul. As atividades são uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, do Comitê Municipal de Ações de Redução da Mortalidade Infantil e Fetal e de seus integrantes como o Hospital Santa Cruz, o Hospital Ana Nery, a Unimed e a Unisc. O objetivo é alertar para a importância do acompanhamento pré-natal e dos cuidados no primeiro ano de vida do bebê, chamando especial atenção para a amamentação.

Durante o evento, que vai até o dia 3 de dezembro, serão realizadas capacitações para os profissionais da rede e atividades para toda a comunidade. Enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem participarão de encontros sobre Teste do Pezinho, manejo de intercorrências na amamentação, prevenção de sífilis, entre outros temas relacionados à saúde do bebê e da gestante. As capacitações serão realizadas no Ambulatório do Idoso, Hipertenso e Diabético, na Unisc e no Cerest.

No sábado, dia 3, encerramento do evento, acontecerá o Mamaço, ponto alto da programação. Nesta atividade, uma grande roda deverá reunir as mamães para juntas amamentarem seus bebês. As participantes poderão concorrer a cestas com produtos de higiene e cuidados com o bebê. Para isso devem completar a frase “Amamentar é…”, no dia e local do evento. A ação acontecerá na praça Getúlio Vargas, a partir das 9 horas. Os serviços que compõem o Comitê Municipal de Ações de Redução da Mortalidade Infantil e Fetal estarão dispostos em tendas e os profissionais estarão no local realizando atividades diversas e fornecendo orientações e mimos à mães e bebês que participarem.

Publicidade

Também, a exemplo de anos anteriores, nesta edição haverá a escolha do “Bebê Prefeito”. O título será dado a um bebê, nascido no Hospital Santa Cruz, entre os dias de realização da 8ª Semana. Para ser escolhido é preciso que a mãe tenha feito o pré-natal em algum serviço da rede, tenha comparecido a, no mínimo, seis consultas e tenha realizado todos exames preconizados pelo Ministério da Saúde. O bebê deverá ter nascido de parto normal que tenha sido acompanhado por alguém de escolha da mulher e realizado através do SUS. Também é fundamental que a criança esteja sendo alimentada exclusivamente com leite materno.              

Confira a programação completa:

 

Publicidade

28/11 – Segunda-feira

14:15h – Abertura Oficial

14:30h – Mesa Redonda: (profissionais das Unidades de Saúde)

Publicidade

Acolhimento como garantia do acesso e do cuidado – Carine Bianca Ferreira Nied

(Ministério da Saúde)

Protocolos pré natal – Enfa Letícia Fonseca / Enfa Bárbara

Publicidade

Haas / Enfa Raquel Rozeno (Secretaria de Saúde)

Local: Sala 101 – Unisc

 

Publicidade

29/11 – Terça-feira

14h – Aleitamento materno – manejo clínico (Enfermeiras)

Local: Auditório Cerest

 

30/11 – Quarta-feira

8h – Capacitação sobre Teste do Pezinho (Téc.Enf.)

Local: Sala de grupos do Ambulatório Idoso, Hipertenso e Diabético

10h – Manejo de intercorrências na amamentação (Téc.Enf.)

Local: Sala de grupos do Ambulatório do Idoso, Hipertenso e

Diabético

 

01/12 – Quinta-feira

8h – Capacitação sobre Teste do Pezinho (Téc.Enf.)

Local: Sala de grupos do Ambulatório Idoso, Hipertenso e Diabético

10h – Manejo de intercorrências na amamentação (Téc.Enf.)

Local: Sala de grupos do Ambulatório do Idoso, Hipertenso e

Diabético

* Programa Primeira Infância Melhor e Programa Bem-Me-quer

estarão com atividades para mães e seus bebês no bairro Santa

Vitória, na parte da manhã.

 

2/12 – Sexta-feira

14h – Apresentação do Protocolo Clínico e Diretrizes

Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de Sífilis

(enfermeiras e médicos)

Local: Unisc – Sala 3530

15h00min – Oficina Sífilis na gestação (enfermeiras e

médicos)

Local: Unisc – Sala 3530

 

3/12 – Sábado

9h às 11h30min – Mamaço

Local: Praça Getúlio Vargas

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.