No mercado editorial brasileiro, a tradição de prestigiar a obra de autores que ganham o Prêmio Nobel de Literatura parece estar sendo seguida à risca no caso do norueguês Jon Fosse, contemplado no ano passado. Se até aquele momento, em outubro de 2023, apenas um de seus livros efetivamente havia sido lançado no País, desde então parece haver uma espécie de febre em termos de interesse por sua produção.
O que, cumpre enfatizar, é muito bom, pois se trata sem dúvida de um autor cuja leitura acrescenta, e muito, em termos de visão de mundo. Ainda em 2023 a Fósforo trouxe uma de suas novelas curtas, Brancura, de uma intensidade e amplitude desconcertantes. Pois a mesma editora volta à carga com outro texto emblemático do conjunto de Fosse, o romance A casa de barcos, já em pré-venda, e que deve chegar às livrarias em 11 de março, oferecido a R$ 64,90.
LEIA TAMBÉM: Uma biografia que é a história de muitos a partir de um escritor
Publicidade
Em 144 páginas, a história se passa em uma pequena cidade costeira da Noruega, próxima a um fiorde, um braço de mar que invade o continente. Ali reencontra um amigo de infância, que passa o verão com a esposa e duas filhas no local. A presença da esposa do amigo lhe traz de volta à memória acontecimentos da juventude dos dois, e reabre feridas mal cicatrizadas.
É um enredo carregado de tensão e de suspense, com a marca de um mestre na arte da síntese e da frase de impacto. A esse livro ainda se juntará outro, Trilogia, que a Companhia das Letras tem em pré-venda e chegará às livrarias uma semana mais tarde, em 19 de março.
LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.