Foto: Marcelo Casal Júnior
Mais um integrante do grupo de Santa Cruz do Sul que esteve em Brasília no fim de semana das invasões aos prédios dos Três Poderes foi solto. Trata-se de Carlos Aimoré Pereira Firpo, de 58 anos, que está entre as 60 pessoas libertadas nesta quarta-feira, 18, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
As solturas foram determinadas porque, segundo o ministro, não há provas de envolvimento nos atos violentos registrados no dia 8 de janeiro. A defesa de alguns dos presos de Santa Cruz vem sustentando que o grupo, que viajou na antevéspera dos ataques, só chegou a Brasília no fim da tarde de domingo e, portanto, não participou das depredações.
LEIA TAMBÉM: Ministro do STF converte em preventiva 140 prisões por atos golpistas
Publicidade
Ainda assim, os soltos terão que cumprir medidas cautelares, incluindo recolhimento domiciliar à noite e nos finais de semana, com uso de tornozeleira eletrônica, e obrigação de apresentar-se semanalmente ao juiz da comarca de origem, além de suspensão de eventuais portes de arma e proibição de uso de redes sociais e de comunicação com outros envolvidos. Eles também estão proibidos de sair do país e terão que entregar os passaportes.
Na mesma decisão, o ministro manteve a detenção de 140 pessoas, que tiveram a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva, sem prazo para terminar. Nenhum dos integrantes do grupo de Santa Cruz está nessa relação. Outras 11 pessoas do grupo – oito homens e três mulheres – seguem presas, aguardando que Moraes analise as atas das audiências de custódia, o que deve ocorrer até o fim da semana. Eles estão recolhidos no Centro de Detenção Provisória do Complexo da Papuda e na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Confira mais sobre esse assunto
Publicidade
This website uses cookies.