A comunidade de Santa Cruz do Sul e de toda a região (bem como os visitantes de outras localidades do Estado e até do País) tem a oportunidade de curtir o último final de semana da 39ª Oktoberfest e Feirasul, com a ampla programação reservada para este sábado e este domingo. Como se pôde testemunhar nos dois finais de semana anteriores, esse evento altera por completo a rotina em toda a área central da cidade, numa evidência de quanto os atrativos da Festa da Alegria mobilizam multidões.
Esse envolvimento de Santa Cruz com o lazer e a integração, por sinal, vem de longa data. Reportagem do jornalista Iuri Fardin, nesta edição, rememora a tradição que vem desde os primórdios da implantação da colônia, em meados do século 19. Já naquela época, os primeiros moradores, até como forma de se manterem unidos e de congraçarem, mantendo vivos hábitos e costumes trazidos da distante Alemanha, organizavam diferentes atividades sociais e comunitárias. Quermesses, kerbs, práticas e disputas em sociedades e associações, tudo era pensado e organizado a fim de oferecer momentos de extroversão às famílias.
LEIA TAMBÉM: Uma biografia, para chamar de definitiva, de Martin Luther King
Publicidade
E isso que, em paralelo, este é também o domingo do segundo turno das eleições nos municípios com mais de 200 mil eleitores, caso, no Estado, de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria. Portanto, os que votam em tais domicílios terão mais um compromisso no exercício da cidadania.
Em outro contexto, a reta final de outubro conduz para a realização do maior evento literário do Estado, a Feira do Livro de Porto Alegre, cuja 70a edição inicia-se na próxima sexta-feira, dia 1º. A Praça da Alfândega, no Centro Histórico, transforma-se, ao longo de três semanas, em um mundo à parte de celebração da educação e da leitura, prioridades que devem estar sempre na ordem do dia. Para profissionais do ensino ou para estudantes de todos os níveis de formação (mas não só: também para cada cidadão preocupado com o seu aprimoramento intelectual, que deve ser constante), uma ida à feira reveste-se da oportunidade de adquirir obras e conversar com dezenas de autores que por lá circulam.
E, por falar em celebridades, o patrono desta edição é o escritor Sergio Faraco, que concedeu entrevista exclusiva à Gazeta do Sul, a ser veiculada no suplemento Magazine do próximo final de semana. Faraco é um dos maiores contistas brasileiros da atualidade. E, se o patrono é a atração do suplemento cultural do próximo fíndi, o encartado nesta edição traz entrevista com um intelectual não menos importante: o carioca Antonio Carlos Secchin, um dos mais influentes ensaístas e pensadores em nível de País, como professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e ainda membro da Academia Brasileira de Letras. Boa leitura e ótimo final de semana para todos! Que os visitantes da Oktoberfest e Feirasul sintam-se muito bem acolhidos!
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING
This website uses cookies.