Mais um bom estímulo à leitura

A Gazeta, na gestão de conteúdos em suas diversas plataformas, mas também em iniciativa institucional, dedica o ano de 2021, em todas as suas ações, a salientar a importância da educação. O projeto Repensar Educação é a cristalização máxima desse empenho, promovendo reflexões que se fazem urgentes nessa área, do ensino e da aprendizagem. No entanto, várias outras atividades são lideradas por nosso grupo gestor e de colaboradores.

Uma delas está sendo anunciada nesta edição, em reportagem da jornalista Paola Severo, na página 20: tratase do lançamento, a partir do próximo final de semana, de um colecionável que proporcionará leitura instrutiva e agradável às crianças, filhos de assinantes e leitores assíduos da Gazeta do Sul. A série “Era Uma Vez no Grande do Sul”, em parceria com a Editora Gaúcha, promove uma releitura e contextualização para a realidade social e cultural do nosso Estado de algumas das lendas que se firmaram no imaginário de pessoas do mundo todo.

Com aprimorada qualidade de ilustração e de texto, e com apurado acabamento gráfico, esses livros, num total de 14 volumes, serão lançados a cada final de semana, com valor diferenciado para assinantes da Gazeta do Sul e ainda para quem adquirir o jornal de forma avulsa nas bancas ou junto aos vendedores credenciados.

Publicidade

Esta acaba por ser mais uma iniciativa da empresa, entre inúmeras ações ao longo de décadas, no sentido de fomentar o hábito que é fundamental no universo da educação: a leitura. Afinal, não existe educação, não existe ensino ou aprendizagem sem leitura. E esta pressupõe não apenas a aquisição formal de conhecimento técnico ou dirigido, em sala de aula. Leitura implica em contato com variados tipos e gêneros de textos, em despertar a imaginação e expandir o olhar sobre si mesmo, seus anseios, sonhos e necessidades, e sobre culturas, histórias e memórias de outros povos.

Tudo isso é despertado, como um sol que clareia no horizonte da vida, através da leitura de boas lendas, bons contos, boas histórias e memórias. Dispor de biblioteca no espaço do lar é sempre boa forma de valorizar esse processo. E, assim, com a Gazeta do Sul, ao longo das próximas semanas, estarão sendo disponibilizados livros divertidos, instrutivos e formadores, para o prazer de conhecer e de imaginar das crianças.

A essa ação, no futuro, se aliarão outras iniciativas similares, voltadas a estimular crianças, jovens e adultos de todas as idades a aproveitarem todas as oportunidades e possibilidades a seu alcance para aprender mais, entender melhor o mundo e a sociedade, e, a partir disso, terem mais e melhores condições de se realizarem enquanto pessoa. E com mais pessoas realizadas, em suas vocações, toda a sociedade sairá ganhando, porque o bem-estar e a felicidade de uns significará mais paz e mais harmonia na coletividade. Um bom final de semana, e que o lançamento do primeiro livro da coleção de lendas, “Os Músicos de Bagé”, no próximo fim de semana, proporcione leitura muito aprazível para todos.

Publicidade

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROMAR BELING

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.