Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Mais transparência no julgamento de multas

ATUALIZADO ÀS 11h41

Um decreto assinado ontem pelo prefeito Telmo Kirst regulamenta os julgamentos de multas, agora, as audiências serão abertas e com direito a defesa. A iniciativa, pioneira em todo o território nacional, foi realizada em parceria com a subseção de Santa Cruz do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS).

Com a mudança, os julgamentos serão mais transparentes, já que agora o multado poderá fazer sua própria sustentação oral, contratar um advogado ou requisitar um defensor público para tal. Além disso, qualquer pessoa terá o direito de comparecer à audiência. Os julgamentos ocorrem através da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), órgão responsável pelas audiências de recursos interpostos contra penalidades impostas, composta por três relatores.

Publicidade

O decreto é de autoria do procurador Anderson Gonçalves, presidente da Comissão de Trânsito da subseção da OAB do município. “Os julgamentos geravam muita controvérsia, já que os resultados eram indeferidos e ninguém sabia ao certo o porquê. A partir de agora, esperamos que o público compareça às sessões para que, assim, haja mais transparência”, explicou.

Telmo Kirst ratificou a importância da iniciativa, que começou a ser discutida há dois anos. “Santa Cruz cumpre seu dever de se adaptar ao novo código e prestar um grande serviço à comunidade”, afirmou. Segundo o presidente da subseção local da Ordem, Ezequiel Vetoretti, a atitude é um exemplo. “O município servirá de modelo a outras cidades, graças a esse trabalho da OAB em conjunto com a Prefeitura”, ressaltou.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.