Santa Cruz do Sul

Mais sete bairros de Santa Cruz vão receber aplicação de larvicida; veja o cronograma

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância e Ações em Saúde, dará sequência à aplicação do larvicida biológico nesta semana em mais sete bairros de Santa Cruz do Sul. A força-tarefa iniciou no dia 19 de fevereiro. A aplicação do produto é mais uma medida de combate ao Aedes aegypti.

O larvicida não é prejudicial nem à saúde humana e nem aos animais domésticos. A aplicação se dá de duas formas: com equipamento veicular, cujo gerador tem potencial de longo alcance; e com o costal, este com o objetivo de acessar locais onde não é possível com o outro.

LEIA TAMBÉM: Entenda por que hemorragia não é o principal sintoma da dengue grave

Publicidade

Confira o cronograma:

  • Terça-feira – 19/03- Aliança e Avenida
  • Quarta-feira – 20/03 – Belvedere e Esmeralda
  • Quinta-feira – 21/03 – Esmeralda e Senai
  • Sexta-feira – 22/03 – Senai e Goiás
  • Sábado – 23/03 – Goiás e Linha Santa Cruz
  • Segunda-feira – 25/03 – Linha Santa Cruz

Bairros Bom Jesus, Schulz e Santa Vitória recebem mais uma etapa de fumacê

Os bairros Bom Jesus, Schulz e Santa Vitória, locais em que há maior incidência de larvas do mosquito Aedes aegypti e também de casos de dengue positivados, também recebem mais uma aplicação de inseticida nesta semana. Pelo menos em parte das localidades será realizado o procedimento. Também chamado de fumacê, o produto tem a finalidade de eliminar os mosquitos que estão em movimento.

“Enquanto o larvicida tem como foco a eliminação de larvas nos criadouros, o inseticida mata os insetos que estiverem voando naquele momento, por isso da aplicação nas primeiras horas da manhã”, explica a coordenadora do setor de Vigilância e Ações em Saúde, Francine Braga. O uso do fumacê, complementa ela, é uma forma emergencial e complementar às demais técnicas de enfrentamento.

LEIA TAMBÉM: Casos graves de dengue podem causar hepatite e insuficiência renal

Publicidade

Nos bairros Schulz e Bom Jesus, locais em que recebem a terceira aplicação, agentes de endemias passarão o produto na manhã desta terça-feira, 19. Já no Bairro Santa Vitória, a força-tarefa será realizada na quarta-feira, 20, também pela manhã. A orientação é para que, durante a passagem dos aplicadores, os animais de estimação sejam abrigados na parte dos fundos das residências, ou dentro de casa. Devido ao ruído gerado pelo equipamento, pessoas autistas também devem ter atenção especial.

Para realizar o procedimento, três equipes utilizarão aplicadores costais. De acordo com o setor de Vigilância, algumas precauções devem ser tomadas durante a aplicação.

Confira as orientações:

  • Permaneça dentro de casa;
  • Abra as portas, janelas e box do banheiro;
  • Cubra os alimentos, frutas e bebedouros de animais;
  • Retire roupas do varal mesmo que molhadas;
  • Proteger crianças e idosos propensos a asma e alergia;
  • Cobrir aquários e gaiolas de pássaros;
  • Proteja as caixas de abelhas e as mantenha presas;
  • Não permaneça na rua durante a pulverização de inseticida;
  • Não deixe crianças ou animais seguirem a equipe de aplicação;
  • Em caso de intoxicação, procure o serviço médico mais próximo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.