As empresas Embarca Driver e Garupa estão aptas para atuarem com transporte por aplicativo em Santa Cruz do Sul. Com isso, são cinco empresas habilitadas – dentro das regras estabelecidas pela prefeitura na chamada “Lei do Uber” – a trabalhar nesta modalidade. Já operavam com os critérios estabelecidos a Uber, Top Drivers e Com Elas.
LEIA MAIS: Impasse entre Prefeitura e aplicativos de transporte: entenda a lei municipal
Conforme a lei municipal, para operarem, as empresas devem se credenciar junto à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, sob pena de ser considerado transporte clandestino de passageiros. O credenciamento tem validade de 36 meses. Entre as obrigações impostas às plataformas está a de disponibilizar veículos com condições para transporte de cadeirantes. Também precisam entregar periodicamente à Prefeitura a relação detalhada de veículos e motoristas habilitados.
Publicidade
Já os motoristas, devem se cadastrar como prestadores de serviço do Município e recolher ISSQN. Quanto aos veículos, devem possuir seguro que cubra Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) e Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat). Não podem ter mais de dez anos de utilização, contados a partir do primeiro emplacamento. Os veículos não podem ser identificados visualmente e devem ter capacidade máxima de cinco lugares.
Em caso de descumprimento das regras, a lei prevê advertência, multa, suspensão, cassação do credenciamento e até retenção ou remoção do carro. No caso dos motoristas, as multas podem chegar a R$ 16,9 mil, enquanto para as empresas, a R$ 33,9 mil.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.