Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Modernização

Mais de mil lâmpadas LED já foram instaladas pelas ruas de Santa Cruz

Santa Cruz do Sul está mais iluminada. Quem trafega à noite pelo trecho municipalizado da BR-471, pelas ruas Coronel Oscar Jost, Gaspar Silveira Martins e João Werlang, e pelas avenidas Euclydes Kliemann e João Pessoa já percebeu a diferença. A modernização da iluminação pública, por meio do Finisa Mais Ilumina, já resultou na instalação de mais de mil novas lâmpadas de LED em vários pontos da cidade.

A ideia é que até o final de agosto outras 2 mil lâmpadas também sejam instaladas, privilegiando vias de grande tráfego e entorno de postos, hospitais, escolas, praças e paradas de ônibus. O investimento é da ordem de R$ 3 milhões – sem contrapartida do Município – incluindo a compra dos equipamentos e a instalação, a cargo de uma empresa terceirizada.

LEIA TAMBÉM: Com presença da Guarda Municipal, Santuário de Schoenstatt volta a receber visitantes

Publicidade

No início desta semana, a empresa contratada para executar o serviço concluiu a instalação das lâmpadas na Rua Tiradentes e começou na Rua 28 de Setembro, priorizando na sequência as vias que hoje estão com maior número de lâmpadas apagadas. Todas as ruas do miolo central terão suas lâmpadas convencionais substituídas por LED. A modernização da iluminação também vai se estender aos bairros, contemplando principalmente pontos de maior fluxo.

O financiamento para a compra das luminárias foi realizado no ano passado, mas houve atraso na entrega em razão da pandemia. No final do ano começou a instalação, mas parte do serviço precisou ser refeita porque alguns equipamentos apresentaram problemas e tiveram de ser substituídos.

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Everton Oltramari, a substituição gradativa das lâmpadas consta no plano de metas da secretaria, para ocorrer até o final de 2024. “A tecnologia deixa a cidade mais bonita, mas a grande vantagem com a maior luminosidade que essas lâmpadas oferecem está na segurança pública. Queremos, ao longo desses quatro anos de gestão, substituir todo o parque de iluminação e proporcionar às pessoas maior sensação de segurança”, disse.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul recebe drive-thru itinerante da Campanha do Agasalho

Mais visibilidade

A diferença na paisagem urbana já salta aos olhos de quem circula à noite, conforme avalia o coordenador do Setor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Ederson Boeck Streck. “A luz branca das lâmpadas reproduz melhor as cores da cidade, a visibilidade aumenta e tudo fica mais bonito”, disse. Além da cidade, também o perímetro urbano dos distritos deverá contar com a iluminação em LED. O distrito de Monte Alverne, um dos mais populosos, já recebeu uma parte das luminárias.

A instalação de lâmpadas de LED na iluminação pública oferece vantagens em termos de durabilidade, economia, segurança e preservação do meio ambiente. Como não tem metais pesados, como chumbo e mercúrio em sua composição, não há necessidade de descarte especial, como acontece com as lâmpadas fluorescentes. Já a redução nos custos com manutenção é considerável, uma vez que as lâmpadas são 30% a 50% mais eficientes que as convencionais. Enquanto as comuns têm durabilidade de um ano, as LED têm expectativa de vida útil de cinco anos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Concessionária que administrará a RSC-287 abre primeiras vagas de emprego

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.