Santa Cruz do Sul

Mais de 90 imóveis são notificados em ação contra o Aedes aegypti

Uma força-tarefa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul percorreu três bairros, na manhã desse sábado, 27, em mais uma atividade de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação de busca ativa percorreu ruas do Senai, Schulz e Bom Jesus, procurando identificar pontos de proliferação do inseto. Durante a ação, duas equipes formadas por fiscais do setor de Vigilância e de Ações em Saúde, da Secretaria de Saúde, esteve à procura de terrenos baldios, casas abandonadas, depósitos irregulares de lixo e até mesmo imóveis que apresentassem situações que representassem risco para a comunidade.

Ao todo, 93 imóveis, entre casas e terrenos, serão notificados para que os proprietários providenciem a limpeza do local. Ainda, nove residências em situação de abandono foram identificadas e serão avaliadas pela Defesa Civil. A operação também possibilitou repassar orientações à população sobre o correto descarte de resíduos, como podas de árvores e móveis, por exemplo.

LEIA TAMBÉM: Postos de saúde vão abrir à noite para diminuir as filas; saiba como vai funcionar

Publicidade

Foi o caso do vendedor Luiz Souza, morador do Senai. Ele concluía o desmanche de uma parte de madeira em seu imóvel quando o fiscal municipal passava pela rua. “É uma iniciativa de muita importância. Com essas orientações, a gente fica mais atento aos detalhes”.

Um dos pontos fiscalizados foi um terreno na esquina das ruas Dom Pedro II e São José. No local, que há menos de uma semana havia sido limpo pela Administração Municipal, lixo e restos de poda foram encontrados novamente. A situação revoltou o empresário João Luiz Borges, que mora nas redondezas. “É preciso cooperação por parte da população. Se não, é enxugar gelo”, avaliou.

LEIA TAMBÉM: Gazeta FM 107,9 é a rádio mais lembrada pelos ouvintes no interior gaúcho

Publicidade

Conforme a coordenadora do Setor de Vigilância, Francine Braga, o bairro que apresentou maior número de notificações foi o Senai, com 44 registros. A operação também contou com o auxílio de uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos. Conforme Francine, o efetivo empregado nas ações de busca ativa deverá ser ampliado em ações futuras, ao longo das próximas semanas, nos demais bairros da cidade.

Ela destaca ainda que é necessário que a população auxilie, mantendo os cuidados de higiene em seus imóveis e dando a destinação correta aos resíduos. “Se cada um fizer a sua parte, a gente consegue uma cidade mais limpa e urbanizada e ainda diminuir os casos de arboviroses,” declarou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.