Mais contribuintes que o estimado entregaram declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física. Segundo a Receita Federal, a causa provável é que um número maior tenha decidido encaminhar a declaração retificadora. No Vale do Rio Pardo, a estimativa era de que 62.301 contribuintes realizassem a declaração. Porém, com aumento de 5,90%, foram 65.977.
No Rio Grande do Sul, foram recebidas 2.391.103 declarações e, em todo o Brasil, 34.168.166. Durante coletiva de imprensa, o secretário especial da Receita Federal, auditor-fiscal José Tostes, afirmou que a entrega das declarações do IR 2021 ocorreu “dentro da normalidade e sem intercorrências”. O secretário destacou a importância da parceria do órgão com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que possibilitou a recepção de mais de 2,5 mil declarações por minuto no último dia do prazo.
O prazo para acertar as contas com o Fisco se encerrou na última segunda-feira. A data limite já havia sido adiada por mais um mês, em razão da nova onda da pandemia de Covid19 registrada no país. Quem não declarou, ainda pode entregar, mas os contribuintes estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Publicidade
LEIA MAIS: Entenda as regras e novidades na declaração do IR em 2021
Restituição
Neste primeiro lote da restituição, que teve início na segunda-feira, receberam aqueles com preferência, como idosos, professores, portadores de deficiência e contribuintes que enviaram a declaração ainda em março. No total, serão cinco lotes: 31 de maio, 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.
LEIA MAIS: O que é possível deduzir do Imposto de Renda? Veja orientações
Publicidade