57.910 eleitores devem comparecer às urnas neste domingo na região. O primeiro turno das Eleições 2022 irá ocorrer neste 2 de outubro, das 8h às 17h. Já em eventual 2º turno, a votação será realizada em 30 de outubro.
Em toda a 53ª Zona Eleitoral, a qual abrange os municípios de Sobradinho, Lagoão, Lagoa Bonita do Sul, Ibarama, Passa Sete e Segredo, o total do eleitorado apto soma 31.271 pessoas, sendo 141 seções eleitorais. Já na 154ª Zona Eleitoral, a qual abrange os municípios de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Jacuizinho, Salto do Jacuí e Tunas, há 26.639 eleitores, sendo 106 seções eleitorais.
O voto é obrigatório para eleitoras e eleitores alfabetizadas(os), com idades entre 18 e 70 anos. O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para maiores de 16 anos e menores de 18 anos; maiores de 70 anos; e analfabetas(os).
Publicidade
Falando à Gazeta, os chefes dos Cartórios Eleitorais, Rafael Miranda Trindade (da 53ª Zona Eleitoral) e Saulo Éverton Darós (da 154ª Zona Eleitoral) elencaram as principais informações para o pleito de 2022. As cerimônias de carga, lacre e verificação das urnas eletrônicas foram realizadas na última semana, tendo o acompanhamento dos juízes eleitorais, Diogo Bononi Freitas e Márcia Rita de Oliveira Mainardi, respectivamente. A expectativa, segundo os chefes dos Cartórios Eleitorais, é de que às 19h de domingo já tenham a apuração concluída na região.
A principal mudança deste ano se refere ao uso do celular, já não sendo permitida sua utilização em anos anteriores, mas, desta vez não será possível acessar a cabine de votação portando o aparelho. “Foi determinado pelo TSE que o eleitor entregue seu celular ao mesário antes da votação. Entendemos que será melhor, para não haver nenhum constrangimento, a sugestão de que coloquem dentro de uma caixa, ao lado dos mesários, dentro da seção”, frisou a juíza Márcia.
LEIA TAMBÉM: TSE começa a testar nova versão do aplicativo e-Título
Publicidade
Ainda sobre o domingo, dia das Eleições Gerais, não são permitidas aglomerações. “Vale a manifestação silenciosa. Sempre pedimos para que o eleitor chegue cedo, não deixe para votar na última hora. Se quiserem se manifestar em relação aos seus candidatos, o façam de forma silenciosa, como com bandeira, broche, adesivos, dísticos e camiseta. Não pode carro de som, carreata ou afins”, salienta a juíza.
Outro aspecto importante é para quem solicitou voto em trânsito. Segundo Trindade, o voto deverá ser realizado no município para onde o eleitor cadastrou-se, pois não poderá votar em seu local de domicílio. Se não tiver viajado para o novo local, deverá justificar.
Ordem do voto na urna eletrônica
As Eleições 2022 irão eleger representantes políticos a nível estadual e federal. A ordem da votação será para deputado federal (4 números), deputado estadual (5 números), senador (3 números), governador (2 números) e, por último, o voto para presidente da República (2 números).
Publicidade
A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores levem consigo no momento da votação um papel com os números em ordem para cada cargo, a conhecida ‘colinha’, o que irá facilitar para a pessoa votar e diminuir as filas. Também salienta-se a importância de digitar o número do candidato e aguardar que apareça a foto no visor da urna eletrônica para, somente após, apertar em confirmar.
LEIA TAMBÉM: Entenda a regra do celular na hora de votar
Eleitorado
Eleitores aptos a votar (53ª Zona Eleitoral)
Publicidade
Ibarama: 3.578
Lagoa Bonita do Sul: 2.337
Lagoão: 4.597
Passa Sete: 3.767
Segredo: 5.559
Sobradinho: 11.433
Eleitores aptos a votar (154ª Zona Eleitoral)
Arroio do Tigre: 10.364
Estrela Velha: 2.936
Jacuizinho: 1.968
Salto do Jacuí: 8.018
Tunas: 3.353
Publicidade
LEIA MAIS: TSE aprova teste de integridade com biometria em urnas eletrônicas
Biometria e documento obrigatório para votar
Para votar nestas eleições basta comparecer na seção eleitoral portando documento oficial com foto ou ter acesso ao aplicativo e-Título (atualizado) no celular, no qual conste sua fotografia. “O título de eleitor não é obrigatório para a votação, o obrigatório é o documento com foto, como o RG ou a CNH”, salienta Trindade.
A biometria será solicitada para quem já realizou seu cadastramento biométrico eleitoral. Quem ainda não possui este cadastramento, pois o procedimento encontra-se suspenso desde o início da pandemia por coronavírus, poderá votar sem a biometria. “Serão três tipos de eleitores: aqueles que realizaram a biometria no Cartório Eleitoral e vão votar com ela; o eleitor que não fez e votará sem a biometria; e em alguns casos, mesmo sem ter feito o cadastramento, votará com a biometria, pois tem ela cadastrada em outro órgão público, mas isso saberemos somente quando chegarem os cadernos de votação”, explica o chefe do cartório.
Mudanças de locais de votação (53ª Zona Eleitoral)
IBARAMA:
A seção 006 da Escola Municipal João Sebben (local de votação extinto), da localidade de Boa Esperança, foi transferida para o Salão Comunitário São João Batista.
A seção 054 da Escola Municipal Carlos Otto Frederico Heidman, de Linha Um A (local de votação extinto), foi transferida para o Salão Municipal Escobar Saule João de Bona daquela comunidade.
A seção 139 da Escola Municipal Castelo Branco, de Linha São João, e a seção 045 do Salão Comunitário São João Lagoas, de Linha São João Lagoas foram extintas, e os eleitores passarão a votar na seção 126 do Salão Comunitário de Linha Salete, na comunidade de Linha Salete.
LAGOÃO:
Os eleitores da seção 186 da Escola Municipal Jordão Cursino, de Linha Camargo, local de votação extinto, passarão a votar na seção 173, na Escola Municipal Barão do Rio Branco, em Alto da Serra.
LAGOA BONITA DO SUL:
A seção 23 da Escola Municipal Professora Maria Isaíra Corte Tavares, de Linha Melchior (local de votação extinto), foi transferida para o Salão da Associação Comunitária de Linha Melchior em frente à Escola.
SEGREDO:
A seção 016 da Escola Otto Bruno Ensslin, da Figueira (local de votação extinto), mudou para o Salão Evangélico de Confissão Luterana daquela comunidade.
Os eleitores da seção 119 da Escola Municipal João Cardoso, de Linha Ferraz (local de votação extinto), passarão a votar na seção 072 da Escola Estadual Zoila Portella, em Bela Vista.
LEIA MAIS: Justiça Eleitoral vai aproveitar biometria cadastrada em órgãos parceiros
Mudanças de locais de votação (154ª Zona Eleitoral)
ARROIO DO TIGRE:
A seção 040 da EMEI Vó Natália foi transferida para a Creche Pingo de Gente, que encontra-se em nova estrutura, na Rua Alfredo Henrique Mossmann, nº 443. Desta forma, duas seções ficarão neste local, a 16 e a 40.
A seção 022 de Sítio Baixo foi transferida para o Salão Comunitário Santos Mártires, em frente à escola da comunidade.
TUNAS:
A seção 074 do Parque de Eventos de Boa Vista foi transferida para o CTG Trança Crioula, onde também fica a seção 066.
A seção 070 da Escola São Roque, de Cerro Preto, terá votação em prédio anexo à escola.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!