Ainda que a rotina tenha voltado à normalidade e a pandemia esteja sob controle, a vacinação contra o coronavírus segue disponível nos postos de saúde de Santa Cruz do Sul e há, inclusive, novos grupos aptos a receber doses adicionais.
Além destes, todas as demais faixas etárias que por algum motivo não estão com o esquema vacinal atualizado também podem buscar as unidades de saúde. É preciso ficar atento, contudo, aos locais em que cada imunizante está disponível (confira na tabela abaixo) e também se é necessário o agendamento prévio para não perder a viagem.
LEIA MAIS: Secretaria da Saúde faz alerta sobre importância da vacinação contra a Covid-19
Publicidade
Os dados do Sistema de Monitoramento de Imunizações, mantido pela Secretaria Estadual de Saúde, mostram que ainda é elevado o número de santa-cruzenses com vacinas atrasadas. Em relação à segunda dose do esquema básico, 8.145 pessoas já poderiam ter recebido a aplicação. Já em relação à terceira dose, ou primeiro reforço, esse número salta para 40.982. A quarta dose, da mesma forma, tem 27.708 pessoas inclusas na faixa etária mas não imunizadas, número que representa 55,37% do total.
Chama a atenção, também, a baixa cobertura vacinal infantil. Entre as crianças de 3 a 4 anos, somente 7,2% do público-alvo está com o esquema completo. Das 2.961 pessoas dessa faixa etária no município, somente 213 receberam as duas doses. Entre a população de 5 a 11 anos os números melhoram, mas seguem muito abaixo da meta. Dos 10.249 residentes, somente 4.439 estão totalmente imunizados (43,3% do total).
LEIA MAIS: Segundo reforço da vacina contra a Covid-19 reduz ainda mais o risco de morte pela doença
Publicidade
“Algumas pessoas são um pouco descrentes pela segurança da vacina, em questão da necessidade dela, mas a gente sempre enfatiza que ela é segura e a Anvisa liberou através de muitos estudos. É uma necessidade imunizar esse público, que pode sofrer consequências e sequelas da doença”, enfatizou o coordenador de Imunizações da Secretaria de Saúde, Róger Peres.
Na avaliação da secretária de Saúde, Daniela Dumke, é sempre válido realizar a imunização contra a Covid-19. “Mesmo vacinados, vamos pegar a doença. O que precisamos ter em mente é sobre os sintomas. A grande maioria das pessoas que pegaram Covid recentemente fez o tratamento domiciliar, e isso se deve à questão da vacinação, porque nosso corpo está mais preparado para tratar os sintomas que a doença apresenta”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Anvisa analisa uso emergencial de nova vacina contra Covid-19
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Metade da população de Santa Cruz ainda não completou o esquema vacinal contra a Covid-19
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O CORONAVÍRUS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.