Coronavírus

Mais de 37 mil santa-cruzenses estão com a terceira dose em atraso

O aumento da faixa etária da população apta a receber a segunda dose de reforço (a quarta) da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais não refletiu em aumento pela procura da terceira na região. Nos 13 municípios do Vale do Rio Pardo, mais de 90 mil pessoas completaram o esquema básico (primeira e segunda doses) e já poderiam ter recebido pelo menos o primeiro reforço, mas não foram aos postos de saúde. A média regional é de 33,45% de atrasados.

Para receber o primeiro reforço, é preciso ter completado ao menos quatro meses desde a segunda dose. Para o segundo, aplica-se a mesma regra em relação ao primeiro. Ou seja, quem não fez a terceira dose e receber hoje só poderá tomar a quarta dose no dia 5 de novembro.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz amplia 4ª dose contra a Covid-19 para pessoas acima dos 40 anos nesta tarde

Publicidade

Em todo o Rio Grande do Sul, conforme os dados da Secretaria Estadual da Saúde, são mais de 2,7 milhões de gaúchos com a terceira dose atrasada. A discrepância pode ser vista nos números: 92,2% da população adulta tem o esquema básico, mas somente 58,6% fizeram o primeiro reforço contra a Covid-19.

Em Santa Cruz do Sul, conforme a secretária municipal da Saúde, Daniela Dumke, o aumento na faixa etária para a quarta dose também não refletiu de forma significativa na procura pela terceira. São quase 37 mil santa-cruzenses em atraso, o que representa 35,52% da população que completou o esquema básico. Desde o início da pandemia, o município já registrou mais de 39 mil casos da doença, com 386 óbitos.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz e todas as demais regiões do Estado recebem avisos devido a aumento de casos de Covid-19

Publicidade

Gripe

A queda nos índices de vacinação também foi percebida na Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza. Mesmo com a prorrogação do prazo por parte do Ministério da Saúde, as metas não foram atingidas no município para os três grupos prioritários: idosos, crianças de 6 meses a 5 anos e trabalhadores da área da saúde. Com a liberação das doses para todos os públicos, no entanto, 4,7 mil santa-cruzenses que não pertenciam a nenhum grupo tiveram a oportunidade de se imunizar.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.