Conforme informações da Prefeitura de Venâncio Aires, a enchente de setembro de 2023 afetou áreas de abrangência do Rio Taquari – o 2º e o 9º distritos -, enquanto a calamidade deste ano alcançou também regiões por onde passa o Arroio Castelhano. As localidades mais atingidas pela cheia de maio foram as dos distritos, a região serrana – onde ocorreram deslizamentos de terra – além dos bairros União, Centro, Morsch, Brígida, São Francisco Xavier, Santa Tecla, Diettrich e Battisti. Segundo a administração municipal, o evento climático deste ano foi o que mais causou danos ao município.
Para a recuperação das áreas afetadas, o município ofereceu apoio humanitário imediato através de resgates, atendimentos e abrigo. Os trabalhos de limpeza ocorreram em seguida, com a desobstrução de estradas e vias interditadas, reparos em pontes, vias secundárias para garantir locomoção e transporte escolar. Além disso, foram reforçadas equipes de saúde nas localidades afetadas e realizadas campanhas de doação.
LEIA MAIS: Vila Mariante luta para se reerguer após enchente
Publicidade
O município também acolheu quase 400 pessoas, que foram distribuídas em três abrigos. O último em vigência foi desativado no fim de junho. Após mais de 100 dias da enchente, o trabalho de recuperação se concentra atualmente na retirada de entulhos de alguns pontos. Também estão sendo elaborados processos para encaminhamentos de projetos habitacionais.
Segundo a administração municipal, pelo menos 302 famílias estão em aluguel social, sendo a maioria dos requerentes moradores da região de Vila Mariante. Os cidadãos poderão contar ainda com novas casas que serão construídas na região do antigo Instituto Penal de Mariante, no distrito de Estância Nova. Serão 72 unidades. A previsão é de que até o final do ano as moradias sejam entregues pelo Governo Estadual, que vai custear a construção.
LEIA MAIS: Venâncio Aires já destinou 3,5 mil toneladas de entulhos da enchente
Publicidade
Além disso, uma empresa credenciada fará a apresentação de um projeto na Caixa Econômica Federal, para a construção de 30 casas aos atingidos pelas calamidades de setembro. A expectativa é de que as obras iniciem ainda neste segundo semestre. Os imóveis serão construídos nos bairros Brands e Battisti.
Com a enchente de maio, a Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires realizou o resgate de centenas de animais perdidos ou abandonados. No momento, o município conta com um abrigo em funcionamento, onde estão sendo albergados os animais resgatados em abril, maio e junho. Mais de 200 animais passaram pelo local, entre adultos e filhotes. Alguns retornaram para seus lares e outros foram adotados. Atualmente, o abrigo, localizado no Parque Municipal do Chimarrão, conta com 25 cães.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.